Orientação para o mercado da indústria colombiana de licores

Autores

  • Ever de Jesús López Aguirre Universidad Nacional de Colombia
  • Gregorio Calderón Hernández Universidad de Manizales
  • Johnairo Alberto Mena Ocampo Universidad Pontificia Bolivariana

Palavras-chave:

Orientação para o mercado, orientação proativa, orientação reativa, indústria colombiana de licores

Resumo

No presente estudo é analisada a importância da orientação para o mercado (OM), tanto reativa como proativa, nas licoreiras colombianas industrialmente ativas. Esse tópico é assumido por seu valor na formulação estratégica das organizações para obter uma vantagem competitiva, pois conduz a uma maior satisfação do cliente, a um maior engajamento dos empregados e a uma maior rentabilidade. O estudo foi realizado em seis empresas onde foram entrevistados 45 empregados, incluindo gestores, profissionais e técnicos. Os resultados mostram que o instrumento obteve resultados válidos e de confiança para o setor no contexto nacional e apresentou constatações que mostram que a OM, tanto reativa como proativa na indústria de licores do país se encontra em um nível médio de desenvolvimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. ARMARIO, Enrique Martin y COSSIO SILVA, Francisco José. La orientación al mercado y el rendimiento empresarial: El caso de la banca comercial española. En: Cuadernos de Gestión. Vol. 1, No.1, (feb. 2001); p. 32-66.

2. ATUAHENE-GIMA, Kwaku; SLATER, Stanley F. y OLSON Eric M. The contingent value of responsive and proactive market orientations for new product program performance. In: The journal of product innovation management; Vol. 22, No. 6 (nov. 2005); p. 464 - 482.

3. BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. In: Journal of Management -JOM-; Vol. 17, No. 1 (mar. 1991); p. 99-120.

4. BLESA PÉREZ, Andreu y RIPOLLÉS MELIÁ, María. Relación entre la orientación al mercado y la orientación emprendedora: Su influencia en el rendimiento de la empresa. En: Revista europea de dirección y economía de la empresa. Vol 14, No. 3 (2005); p. 165 -180.

5. BLESA PÉREZ, Andreu; RIPOLLÉS MELIÁ, María y MONFERRER, Diego. La Orientación al mercado como determinante de la internacionalización de las nuevas empresas. España: Universidad de Jaume, España, 2008; 40 p.

6. GÓMEZ VILLANUEVA, Jorge Eduardo; CRIADO, Josep Rialp; ANDREU I., Joan Llonch. Influencia de la orientación al mercado en la función empresarial: su impacto en la capacidad de innovación y en los resultados de la pyme española. En: Revista Internacional de la Pequeña y Mediana Empresa. Vol. 1, No. 1, (2008); p. 46-67.

7. HAN, Jin K.; KIM, Namwoon y SRIVASTAVA, Rajendra K.. Market Orientation and Organizational Performance: Is Innovation a Missing Link?. In: Journal of Marketing of American Marketing Association. Vol. 62, No. 4 (oct. 2012); p. 30-45.

8. JIMÉNEZ, A.; MARTÍNEZ, M. y GONZÁLEZ, O. Implicaciones de la orientación proactiva hacia el mercado, la cooperación y el uso de las TIC en los procesos de innovación de productos y servicios. [En línea]. [consultado 22 abril 2011]. Página web http://redalyc. uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=43302005

9. KOHLI, Ajay K.y JAWORSKI, Bernard J. Market Orientation: The Construct, Research Propositions, and Managerial Implications. In: Journal of Marketing. Vol 54, No. 2 (abr. 1990); p. 1 - 18.

10. KOHLI, Ajay K. y JAWORSKI, Bernard J.. Market Orientation: Antecedents and consequences. In: Journal of Marketing. Vol. 57, No. 3 (jul. 1993); p. 53 – 70.

11. LAMBIN, Jean Jacques. Marketing Estratégico. Madrid: Esic Editorial, 2003; 837 p.

12. MATZUNO, K. y MENTZER, T. J. The Effects of Strategy Type on the Market Orientation-Performance Relationship. In: Journal of Marketing. Vol. 64, No. 10 (oct. 2000); p. 1-16.

13. MORGAN, R. E. y STRONG, C. A.. Market Orientation and Dimensions of Strategic Orientation. In: European Journal of Marketing. Vol. 32, No. 11/12 (1998); p. 1051 - 1073.

14. NARVER, John C., y SLATER, Stanley F. The effect of a market orientation on business profitability. En: Journal of Marketing. Vol. 54, No. 1 (Oct. 1990); p. 20-35.

15. NARVER, John C., y SLATER, Stanley F. ¿Does Competitive Environment Moderate the Market Orientation – Performance Relationship? En: Journal of Marketing. Vol. 58, No. 1 (1994); p. 46- 55.

16. NARVER, John C., y SLATER, Stanley F. Market orientation and the learning organization. In: Journal of Marketing. Vol. 59 (jul. 1995); p. 63-74.

17. NARVER, John C., SLATER, Stanley F. y MACLACHLAN, Douglas L. Responsive and Proactive Market Orientation and New Product Success. In: Journal of Product Innovation Management. Vol. 21, No. 5 (sep. 2004); p. 334 - 347.

18. OLSON, Eric M., SLATER, Stanley F. y HULT, Thomas M. The Performance Implications of Fit among Business Strategy, Marketing Organization Structure, and Strategic Behavior. In: Journal of Marketing. Vol. 69, No. 3 (jul. 2005); p. 49-65.

19. RAPP, Adam, SCHILLEWAERT, Niels y WEI, Hao Andrew. The Influence of Market Orientation on E – Business Innovation and Performance: The Role of the Top Management Team. In: The Journal of Marketing Theory and Practice. Vol. 16, No. 1 (Winter, 2008); p. 7-25.

20. SANTOS VIJANDE, Mª Leticia, VÁZQUEZ CASIELLES, Rodolfo y ÁLVAREZ GONZÁLEZ Luis Ignacio (2002). La orientación al mercado como fuente de ventajas competitivas: antecedentes asociados al equipo directivo y a la estructura organizativa en las empresas industriales. [En línea]. [consultado 11 de junio de 2011]. Disponible en: http://www.revistaasturianadeeconomia. org/raepdf/25/P215-244.pdf

21. SCARONE, Carlos A. La innovación en la empresa: la orientación al mercado como factor de éxito en el proceso de innovación en producto. España, 2005. Tesis Doctoral (Sociedad de la Información y el Conocimiento). Universidad Oberta de Catalunya. [En línea]. [consultado 10 de junio de 2012]. Disponible en: http://www.uoc.edu/in3/dt/esp/scarone0405. html.

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 669

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)