Análise e pr oposta de um modelo pedagógico para a apr endizagem organizacional
central Hidroeléctrica de Caldas-chec
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, aprendizagem organizacional, estilos de aprendizagem, inteligências múltiplas, modelo pedagógicoResumo
O objetivo principal desta investigação é determinar como os trabalhadores da área de Gestão Humana e Organizacional da Central Hidroelétrica de Caldas S.A. E.S.P. (CHEC) aprendem. Utilizou-se enfoque descritivo, para o qual aplicaram-se dois instrumentos, o questionário Honey-Alonso de estilos de aprendizagem – CHAEA e Inteligências múltiplas e o questionário de autoavaliação – CAIM, a 45 trabalhadores inscritos na área de Gestão Humana e Organizacional da empresa estudada. Como resultado houve uma aproximação a um modelo pedagógico para a aprendizagem significativa que responde às exigências empresariais e às características do características público-alvo. A investigação permite concluir que o modelo pedagógico que mais ajusta-se às necessidades dos trabalhadores estudados fundamenta-se na aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
2. ATEHORTÚA, Federico Alonso, BUSTAMANTE, Ramón Elías y VALENCIA, Jorge Alberto. Gestión del conocimiento organizacional un enfoque práctico. Colombia: Universidad de Antioquia, 2011.
3. AVENDAÑO, William Rodrigo y PARADA, Abad Ernesto. Un modelo pedagógico para la reproducción y transformación cultural en las sociedades del conocimiento. En: Investigación y Desarrollo. 2011, vol. 19, no. 2, p. 398-413.
4. BARRIGA, Frida Díaz y HERNÁNDEZ, Gerardo. Estrategias docentes para un aprendizaje significativo: Una interpretación constructivista. México: McGraw Hill, Interamericana Editores, 2002.
5. DE ZUBIRÍA SAMPER, Julián. Los modelos pedagógicos: Hacia una pedagogía dialogante. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio, 2006.
6. ESCURRA MAYAUTE, Luis Miguel. Análisis psicométrico del Cuestionario de Honey y Alonso de Estilos de Aprendizaje (CHAEA) con los modelos de la Teoría Clásica de los Test y de Rasch. En: Persona. 2011, vol. 14, p. 71-109.
7. GARDNER, Howard. La Inteligencia Reformulada: Las inteligencias múltiples en el siglo XXI. Barcelona: Paidós, 2001a.
8. GARDNER, Howard. Estructuras de la mente: La teoría de las inteligencias múltiples. Colombia: Fondo de la cultura económica Ltda, 2001b.
9. GODOY, Víctor; SALDIVIA, Pamela; LEÓN, Gloria; AGUILAR, Omar; y HERNÁNDEZ, Margarita. Estilos de aprendizaje de kolb en alumnos del liceo Abate Molina: su aplicación en aula. En: Revista Académica De La Universidad Católica Del Maule. 2009, vol. 37, p. 92-101.
10. HONEY, Peter y MUMFORD, Allan. Using your learning styles. 2a. ed. Maindenhead: Berkshire, 1986.
11. KOLB, David, RUBIN, Irwin y MCLNTYRE, James. Organizational Psychology: A Book of Readings. Englewood Cliffs, N.J: Prentice- Hall, 1974.
12. OLALLA MAYOR, Julio. “Un nuevo discurso de lo que es aprender”. Recuperado de http://preval.org/files/2228.pdf, [2002]
13. MOHAFFYZA MOHAMAD, Mimi; MEI HEONG, Yee; MUHAMAD HANAF, Nurfirdawati y YUSOF, Yusmarwati. Analysis of the learning styles dimensions for vocational students. In: International Conference on Innovation Challenges in Multidisciplinary Research & Practice (ICRMP2013) , 13-14 December 2013, Kuala Lumpur, p. 1-7. [Recuperado de http:// eprints.uthm.edu.my/5405/, 2014].
14. POZO MUNICIO, Juan Ignacio. Aprendices y maestros. La nueva cultura del aprendizaje. Madrid: Alianza Editorial, 1999.
15. ROQUET GARCÍA, Guillermo. Glosario de Educación a distancia. [Recuperado el 8 de febrero de 2014], de http://www. uned.es/catedraunesco-ead/Colaboraciones/varios/Glosario. pdf, 2008.
16. STECCONI, Cristina. Inteligencias múltiples y el cuestionario de autoevaluación CAIM. En: Calidad de vida, Universidad de Flores.2006, año I, no. 5, p. 147-164.