Explorando perspectivas e práticas avaliativas na educação: uma análise do papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.2.11279Palavras-chave:
Professores, Propósitos da Avaliação, Procedimentos, MarcaçãoResumo
A avaliação desempenha um papel fundamental em todas as etapas da educação, pois permite a mensuração do progresso e dos desafios na aprendizagem, alinhados a padrões específicos para cada nível e série. Historicamente, porém, esse processo tem se concentrado principalmente na verificação dos resultados da aprendizagem de acordo com metas preestabelecidas, uma perspectiva destacada por vários especialistas. O objetivo do estudo foi avaliar as percepções dos professores sobre suas práticas de avaliação e como elas diferem de acordo com diversas variáveis sociodemográficas. Este estudo, de natureza quantitativa e descritiva com um desenho transversal, usou o questionário “Evaluation of Student Learning (E.A.E)” para analisar as práticas avaliativas de 102 professores da região de Biobío, no Chile. Os principais resultados revelaram que os professores valorizam a transparência nos propósitos avaliativos e mostram uma disposição para práticas mais inclusivas e reflexivas. Houve uma preferência pela avaliação escrita e uma conscientização sobre a importância da conexão entre ensino e avaliação. No entanto, também houve preocupação com a ênfase excessiva na classificação, apontando para uma possível tendência a resultados numéricos em detrimento do processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
ALFAGEME, Begoña; MIRALLES, Pedro; MONTEAGUDO, José. Diseño y validación de un instrumento sobre evaluación de la geografía y la historia en educación secundaria. En Enseñanza de las Ciencias Sociales. 2011. vol. 10, p. 48-60. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324127610007
AZAMBUYA, María Eugenia. La evaluación educativa: aproximación a un caso de 1° de la ESO. En Márgenes, Revista de Educación. 2020. vol. n° 1 (1), p. 240-262. http://dx.doi.org/10.24310/mgnmar.v1i1.7153
ESPINOZA, Eudaldo. La evaluación de los aprendizajes. En Revista Conrado. 2022. vol. 18 n° 85, p. 120-127. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442022000200120
FLORES, Emmanuel; CRODA, Gabriela. Concepciones de evaluación del aprendizaje. un análisis para la transformación de las prácticas evaluativas. En Revista panamericana de pedagogía. 2024. n° 37, p. 10-24. https://doi.org/10.21555/rpp.vi37.2796
HU, Li-tze; BENTLER, Peter. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. In Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal. 1999. vol. 6 n°1, p. 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118
HURTADO, Frank. Planificación y evaluación curricular: elementos fundamentales en el proceso educativo. En Dissertare. 2020. vol. 5 n°2, p. 1-18. https://revistas.uclave.org/index.php/dissertare/article/view/2928/1826
IBARRA-SÁIZ, María Soledad; RODRÍGUEZ, Gregorio. Aprendiendo a evaluar para aprender en la Educación Superior. En Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. 2020. vol. 13 n° 1, p. 5-8. https://revistas.uam.es/riee/article/view/12070
JAREÑO, Francisco; LÓPEZ, Raquel. Actividades de evaluación continua - correlación con la calificación de la prueba final y efecto sobre la calificación final. Evidencia en Administración y Dirección de Empresas. En Revista Complutense en Educación. 2015. vol. 26 n° 2, p. 241-254. http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.n2.42948
JIMÉNEZ, José Alonso. Aproximaciones epistemológicas de la evaluación educativa: entre el deber ser y lo relativo. En Foro de Educación. 2019. vol. 17 n° 27, p. 185-202.
LEY, Nelly; ESPINOZA, Eudaldo. Características de la evaluación educativa en el proceso de aprendizaje. En Revista Universidad y Sociedad. 2021. vol. 13 n°6, p. 363-370. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2218-36202021000600363&script=sci_arttext&tlng=pt
MARCHANT, Gregory. Classroom assessment practices: a survey of botswana primary and secondary school teachers. Ball State University Muncie. 2012.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Ciclo de la evaluación. 2023. https://www.curriculumnacional.cl/portal/Evaluacion/
MORENO-OLIVOS, Tiburcio. Cambiar la evaluación: Un imperativo en tiempos de incertidumbre. En ALTERIDAD.Revista de Educación. 2021. vol. 16 n°22, 223-234. https://doi.org/10.17163/alt.v16n2.2021.05
MUÑOZ-MORENO, José; LLUCH, Luis. Evaluación para el aprendizaje de los estudiantes universitarios en la realidad confinada. En Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. 2021. vol. 14 n° 2, p. 37-50. https://doi.org/10.15366/riee2021.14.2.003
OTERO-SABORIDO, Fernando; VÁSQUEZ-RAMOS, Francisco. (2019). La Evaluación Educativa en el Currículo LOMCE en Primaria: Análisis de los Currículos Autonómicos en Educación Física. En Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. 2019. vol. 12 n°1, p. 47-58. https://doi.org/10.15366/riee2019.12.1.003
PRIETO, Marcia; CONTRERAS, Gloria. Las concepciones que orientan las practices evaluativa de los profesores: un problema a develar. En Revista Estudios Pedagógicos. 2008. vol. 34 n° 2, p. 245-262. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052008000200015
REMOLINA-CAVIÉDES, Juan Francisco. Evaluación educativa y codeterminación de la producción escolar. En: Revista Artigos. 2020. vol. 28 n° 106, p. 135-155. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701629
REYES, Carmen; DÍAZ, Alicia; PÉREZ, Rocío; MARCHENA, Rosa; SOSA, Fátima. La evaluación del aprendizaje: percepciones y prácticas del profesorado Universitario. En Profesorado: Revista de currículim y formación del profesorado.2020. vol. 24 n°1. https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i1.8449
SANDOVAL, Pedro; MALDONADO, Ana; TAPIA, Mónica. Evaluación educativa de los aprendizajes: conceptualizaciones básicas de un lenguaje profesional para su comprensión. En Páginas de Educación. 2022. vol. 15 n° 1, p. 49-75. https://doi.org/10.22235/pe.v15i1.2638
SANTOS, Miguel. Corazones, no solo cabezas en la Universidad. Los sentimientos de los estudiantes ante la evaluación. En REDU, Revista de Docencia Universitaria. 2015. vol. 13 n° 2, p. 125-142. https://riunet.upv.es/handle/10251/137679
SEPÚLVEDA, Alejandro; PAYAHUALA, Héctor; LEMARIE, Fernando; OPAZO, Margarita. ¿Cómo evalúan el aprendizaje los profesores de matemática?: percepción de los estudiantes de escuelas básicas municipalizadas de la décima región. En REXE- Revista De Estudios Y Experiencias En Educación. 2017. vol. 16 n°30, p. 63–79. https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/347
VERA SAGREDO, Angélica; POBLETE CORREA, Susana; DÍAZ LARENAS, Claudio (2017). Percepción de los docentes chilenos sobre sus perspectivas, habilidades y prácticas evaluativas en el aula. En Estudios pedagógicos. 2017. vol 43 n°3, p. 361-372. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052017000300021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Entramado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.