A construção de novos cenários de treinamento das resistências dos povos da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18041/1794-7200/criteriojuridico.2017.v14n2.1639Palavras-chave:
Resistência, Organizações Multilaterais, Educação, América LatinaResumo
Com base em experiências na construção de novos cenários de treinamento baseados nas resistências que surgiram na América Latina a partir suas conquistas políticas, analisa-se qual deve ser a proposta educacional que se afasta do projeto das organizações multilaterais que tentou fazer da educação, algo abstrato, universal e generalizado, razão pela qual essa análise é feita a partir da perspectiva do processo emancipatório e descolonizador, cujo foco é usar todas as ações para pensar criticamente e propor outros mundos possíveis para transformar a realidade.
Downloads
Referências
Caudillo, G. (2014). La escuelita zapatista y la autonomía. Contextualización Latinoamericana. Ponencia publicada en la Memoria del 6º Congreso Internacional de Sociología, Ensenada, Baja California, del 22 a 25 de septiembre 2014. Recuperado de: http://www.contextualizacioneslatinoamericanas.com.mx/pdf/Laescuelitazapatistaylaautonom%C3%ADa_12.pdf
Coraggio, J. (1995). Las propuestas del Banco Mundial para la educación ¿Sentido oculto o problemas de concepción? Ponencia presentada en el Seminario “O Banco Mundial e as Politicas de Educação no Brasil”.
De souza, R. (2014). El Movimiento Sin Tierra y la educación popular: la formación humana en diálogo. Brasil: Crefal. Recuperado de: https://goo.gl/6i19Ho
Dutra, C. (2002). La privatización de la educación pública: una violencia social. Brasil: Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1034996
Focault, M. (1976). Vigilar y Castigar. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI editores.
Freire, P. (1977). Pedagogía del Oprimido. Bogotá, Colombia: Siglo XXI.
Freire, P. y Shor, I. (2014). Miedo y Osadía: La cotidianidad del docente que se arriesga a practicar una pedagogía transformadora. Bogotá, Colombia: Siglo veintiuno editores.
Harnecker, M. (2002). Sin tierra construyendo movimiento social. Madrid, España: Siglo XXI.
Lichtensztejn, S. (2012). El Fondo Monetario Internacional y el Banco Mundial. Sus relaciones con el poder financiero. México D.F.: Economía UNAM.
Municipio autónomo en rebeldía Ricardo Flores Magón (2001). La Educación Verdadera. México: La Culebra, mimeo.
Torres, I. (2012). La educación autónoma zapatista: Formación de una identidad diferente en los niños de las comunidades autónomas zapatistas. Revista divergencia. Recuperado de: https://goo.gl/kb3wnG