Perspectivas curriculares e didáticas das viagens de campo em ciências sociais no Caribe colombiano
DOI:
https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.1.7160Palavras-chave:
Viagens de campo, perspectivas, currículo, didática, treinamento, ciências sociaisResumo
Apresentam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa em nível de mestrado com o objetivo de identificar as perspectivas didáticas e curriculares das viagens de campo imersas nos cursos de Bacharelado em Ciências Sociais no Caribe colombiano (Universidade de Córdoba, Universidade de Cartagena e Universidade do Atlântico) que levam ao conhecimento da realidade do ato educativo em relação à formação do novo professor, levando em consideração as exigências e necessidades do contexto. O estudo implementou entrevistas semiestruturadas com professores, alunos e diretores de instituições de ensino superior, e a revisão documental das diretrizes curriculares e disposições normativas para programas de formação de professores na Colômbia como uma técnica de coleta de informações. Nesse sentido, foram identificadas sete perspectivas didáticas e curriculares: acadêmica, sistêmica, formativa, integrativa, transversal, desenvolvedora e transformadora. Que surgiram a partir da apreciação das vozes de professores, gestores e alunos das três universidades participantes.
Downloads
Referências
ALLEN, Sue. Designs for Learning: Studying Science Museum Exhibits That Do More Than Entertain. In: Science Education. 2004. vol. 88, no. 1. p.17-33.
ÁLVAREZ, Dayana; VÁSQUEZ, William; RODRÍGUEZ, Liliana. La salida de campo, una posibilidad en la formación inicial docente. En: Didáctica de las ciencias experimentales y sociales. 2016. n. 31. p.61-77. https://ojs.uv.es/index.php/dces/article/view/8431/9075
BISQUERA, Rafael. Metodología de la Investigación Educativa. Madrid: Editorial La muralla. 2004.
BRUSI, David; ZAMORANO, Manuel; CASELLAS, Rosa; BACH, Joan. Reflexiones sobre el diseño por competencias en el trabajo de campo en Geología. En: Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 2011. vol. 19, no 1. p. 4-14. https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/244374/331346
CALDEIRO, Graciela. Educación Práctica y teoría: diseño curricular. En colección de artículos sobre ciencias de la educación. Comunidad de docentes. 2004. http://educacion.idoneos.com/364006/
COLL, Cesar. Psicología y currículum. Una aproximación psicopedagógica a la elaboración del currículum escolar. Barcelona-España: Paidós, 1991.
DEL TORO, Ricardo; MORCILLO, Gabriel. Las actividades de campo en educación secundaria. Un estudio comparativo entre Dinamarca y España. En: Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 2011. vol. 19, no. 1, p. 39. https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/244377
GOERGEN, Marc. Discurso oficial de tolerância: rovocações críticas. In: FÁVERO, Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância. Passo Fundo: Editora Universitária da Universidade de Passo Fundo. 2006. v. 1, p. 161-185.
GODOY, Iris; SÁNCHEZ, Any. El trabajo de campo en la enseñanza de la geografía. En: Sapiens. Revista universitaria de investigación. diciembre 2007 vol. 8, n. 2. https://www.redalyc.org/pdf/410/41080209.pdf
MORENO, Nubia; CELY, Alexander. La Opacidad del Paisaje: Formas, Imágenes y Tiempos Educativos. En Porto Alegre: Imprenta Livre. 2013. https://www.academia.edu/31389527/La_opacidad_de_paisaje_Formas_im%C3%A1genes_y_tiempos_educativos
MORENO, Nubia. RODRIGUEZ, Liliana. SANCHEZ, Jorge. La salida de campo… se hace escuela al andar. Grupo Interinstitucional de Investigación Geopaideia, Universidad Pedagógica Nacional, Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Colombia, 2011. http://geopaideia.org/wp-content/uploads/2018/11/LA-SALIDA-DE-CAMPO...-SE-HACE-ESCUELA-AL-ANDAR.pdf
PAGÉS, Joan. La didáctica de las Ciencias Sociales, el curriculum de historia y la formación del profesorado. En: Signos. Teoría y práctica de la educación.1994. vol. 13 p. 38-51 https://historia1imagen.files.wordpress.com/2011/10/pages-la-didactica-de-las-cs-sociales-el-curriculum-de-historia-y-la-formacion-de-profesorado.pdf
PÉREZ DE SÁNCHEZ, Ana Griselda; RODRÍGUEZ PIZZINATO, Liliana Angélica. La salida de campo: una manera de enseñar y aprender geografía. En: Geoenseñanza. Julio-diciembre, 2006. vol. 11, núm. 2. p.p. 229-234. https://www.redalyc.org/pdf/360/36012425008.pdf
PULGARÍN, Raquel. La excursión escolar como estrategia didáctica en la enseñanza de la geografía. 1998. En: La Gaceta didáctica N° 2. p. 1-7. https://www.academia.edu/31898793/Pulgar%C3%ADn_Silva_R_abril_2000_La_excursi%C3%B3n_escolar_como_estrategia_did%C3%A1ctica_en_la_ense%C3%B1anza_de_la_geograf%C3%ADa_La_Gaceta_Did%C3%A1ctica_2_13_15
REBELO, Dorinda; MARQUÉS, Luis; COSTA, Nilza. Actividades en ambientes exteriores al aula en la Educación en Ciencias: contribuciones para su operatividad. En: Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 2011 vol. 19, no. 1, p. 15-25. https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/244375/331347
SAYLOR, Galen; ALEXANDER, William. Currículo como conjunto de experiencias de aprendizaje. 1974. p. 261-264.
TAYLOR, Stephen; BOGDAN, Robert. Introducción a métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Barcelona-España: Paidós. 1987. 374 p. https://asodea.files.wordpress.com/2009/09/taylor-s-j-bogdan-r-metodologia-cualitativa.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Entramado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.