O OVA como estratégia para melhorar a compreensão de leitura em alunos de francés
DOI:
https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.2.10922Palavras-chave:
Compreensão Leitora, Francês, OVA, TIC, Nivel literal , Nivel inferencialResumo
Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) na melhoria da compreensão leitora em francês entre os estudantes do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Línguas Modernas da Universidade do Cauca. Um desenho pré-experimental foi implementado com um grupo de 26 estudantes. Foram aplicados pré-testes e pós-testes para medir a compreensão leitora antes e depois da intervenção com o OVA. A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas estatísticas descritivas. Os resultados indicaram uma melhoria significativa na compreensão leitora dos estudantes, com um aumento de 34% nas respostas corretas no nível literal e de 41% no nível inferencial. O uso do OVA mostrou-se uma estratégia eficaz para melhorar a compreensão leitora em francês. Recomenda-se sua implementação em outros níveis acadêmicos e sua adaptação ao ensino de outros idiomas.
Downloads
Referências
ANDRADE PARRA, Silvia Yesenia; TAPIA TAPIA, Martha Jhamiled; TITUANA VÁSQUEZ, Flor del Cisne. Aprendizaje mediante el uso de Herramientas Tecnológicas en la Educación inclusiva y el fortalecimiento de la enseñanza. En: Revista Scientific. 2020. vol. 5, no. 17. p. 350–369. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2020.5.17.19.350-369
Armijos Uzho, Angie; Paucar Guayara, Carmen, Quintero Barberi, Jesús. Estrategias para la comprensión lectora: Una revisión de estudios en Latinoamérica. En: Revista Andina de Educación. 2023. vol.6, no. 2. p. 000626 https://doi.org/10.32719/26312816.2022.6.2.6
Asensio Ferreiro, Mª Dolores. Desarrollo de la expresión oral en FLE: la Francofonía y las TIC. Anales de Filología Francesa. 2021. no. 29. p. 53-73. https://doi.org/10.6018/analesff.481831
Cadena-Iñiguez, Pedro; Rendón-Medel, Roberto; Aguilar-Ávila, Jorge; Salinas-Cruz, Eileen; del Rosario de la Cruz-Morales, Francisca; Sangerman-Jarquín, Dora Ma. Métodos cuantitativos, métodos cualitativos o su combinación en la investigación: un acercamiento en las ciencias sociales. Revista Mexicana de Ciencias. 2017. vol. 8, no. 7. p. 1603-1617. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-09342017000701603&nrm=iso
Flores-González, Norma. Influencia de los círculos literarios para desarrollar la lectura en extenso en inglés en ambientes virtuales. Ciencia UAT. 2023. vol. 17, no. 2. p. 112-129. https://doi.org/10.29059/cienciauat.v17i2.1745
Gil-OLIVERA, Numas Armando. Ambiente virtual de aprendizaje: beneficios y ventajas para enseñanza del francés como L2. En: Revista Boletin Redipe. 2019 vol. 8, no. 11. p. 91-99. https://doi.org/10.36260/rbr.v8i11.852
HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, Pilar. Metodología de la investigación (7a ed). México D.F.; Mc Graw Hill Education. 2008
Manjarrés Pájaro, Miltón; Zwierewicz, Marlene.Práctica pedagógica, metacognición y comprensión lectora en lengua extranjera: una revisión sistemática desde un enfoque deductivo. Em: Educação e Pesquisa. 2021. vol. 47, no. 2. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147239040
Martín-RUIZ, Isaías; González-VALENZUELA, María José. Análisis de la comprensión lectora y sus dificultades en adolescentes. En: Anales de Psicología.2020. vol. 38, no.2. p. 251-258. https://doi.org/10.6018/analesps.419111
Otzen, Tamara; Manterola, Carlos. Técnicas de Muestreo sobre una Población a Estudio. In: International Journal of Morphology. 2017. vol. 35, no.1. p. 227-232. https://doi.org/10.4067/S0717-95022017000100037
PASTRAN-Chirinos, María Ynoelia; GIL-Olivera, Numas Armando; CERVANTES-Cerra, Derly. En tiempos de coronavirus: las TICS son una buena alternativa para la educación remota. En: Boletín Redipe. 2020. vol. 9, no. 8. p. 158-165. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1048
Quintero RAMÍREZ, Magda Yuliza; Vela VALDERRAMA, Yeraldin. Estado de la investigación sobre la comprensión de la lectura en estudiantes universitarios. En: Rastros Rostros. 2018. vol. 18, no. 32 p. 51-65. https://doi.org/10.16925/ra.v18i32.1177
RAMOS, Alicie Marie. Uso de una aplicación social como complemento a la enseñanza del francés como lengua extranjera. En: Revista Congreso de Ciencia y Tecnología ESPE.2018 vol. 13, no. 1 https://www.researchgate.net/profile/Juan-Rocha-Hoyos/publication/325995782_Revista_Congreso_de_Ciencia_y_Tecnologia_MEMORIAS_SESIONES_TECNICAS_2018/links/5b324c59a6fdcc8506d0fbe1/Revista-Congreso-de-Ciencia-y-Tecnologia-MEMORIAS-SESIONES-TECNICAS-2018.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Entramado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.