Sistema interamericano de direitos humanos e proteção efetiva do direito à consulta prévia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18041/1794-7200/criteriojuridico.2018.v15n1.5370

Palavras-chave:

Consulta prévia, Sistema Interamericano, Medida Cautelar, Consentimento Livre e Esclarecido

Resumo

O artigo trata da consulta prévia no Sistema Interamericano de Direitos Humanos e da eficácia da proteção oferecida quando as comunidades fazem uso dos instrumentos para buscar a salvaguarda de seus direitos mediante petições perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos ou Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A reflexão sobre a consulta prévia é avançada a partir do contexto que define a importância da preservação da identidade cultural dos grupos étnicos com relação às decisões que os afetam e com respeito à defesa de seus direitos. Conclui-se que, a partir da teoria, a defesa da consulta prévia do Sistema Interamericano de Direitos Humanos é efetiva; No entanto, na prática, é evidente que, por parte dos Estados, são realizadas ações que comprometem o desconhecimento do respeito, proteção e garantia dos Direitos Humanos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María Alejandra Ramírez Galvis, Universidad Libre, Cali, Colombia

    Abogada e investigadora de la Universidad Libre seccional Cali, candidata a Magíster en defensa de los Derechos Humanos y el Derechos Internacional Humanitario ante organismos, tribunales y cortes internacionales de la Universidad Santo Tomás de Bogotá

Referências

1. Albadi, J. (2014). Goldcorp, una minera rapaz. Proceso. 23 de mayo de 2014. Recuperado de: http://www.proceso.com.mx/372956/goldcorp-una-minera-rapaz

2. Comisión Interamericana de Derechos Humanos. (2010). Informe de admisibilidad No. 12/09. Comunidad del Alto Guayabal-Coredocito del Pueblo Emberá, Colombia.

3. Comisión Interamericana de Derechos Humanos. (2010). Informe de admisibilidad No. 382/10. Comunidades Indígenas de la Cuenca del Río Xingu, Pará, Brasil.

4. Comisión Interamericana de Derechos Humanos. (2010). Informe de admisibilidad No. 20/14. Comunidades del Pueblo Maya (Sipakepense y Mam) de los municipios de Sipacapa y San Miguel Ixtahuacán en el Departamento de San Marcos, Guatemala. Recuperado de: http://www.oas.org/es/cidh/decisiones/2014/GTAD1566-07ES.pdf

5. Conferencia Internacional Americana Bogotá. (1948) Declaración Americana de los Derechos y Deberes del Hombre.

6. Comisión Interamericana de Derechos Humanos. (2012). Pueblo Indígena Kichwa De Sarayaku Vs. Ecuador. Sentencia de Fondo y Reparaciones. 1-110. Recuperado de: http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_245_esp.pdf


7. Comisión Interamericana de Derechos Humanos. (2010). Caso de la Comunidad Indígena XákmokKásek Vs. Paraguay. 1-104. Recuperado de: http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_214_esp.pdf

8. Gallego, A. et al. (2016). Bioeconomía y Derechos Humanos. Revista Libre Empresa, 13(2), 131-141. Recuperado de: http://www.unilibrecali.edu.co/images/revista-libre-empresa/pdf_articulos/volumen13-2/Libro-Libre-Empresa-vol.13-2-131-141.pdf

9. Moreno, J. (2017, 19 de marzo). El Espectador. La realidad paramilitar en Chocó. (2017). Recuperado de: http://www.elespectador.com/noticias/judicial/la-realidad-paramilitar-en-choco-articulo-684036

10. González, A. y Sanabria, J. (2013). Obligaciones de los Estados parte de la Convención Americana. Saber ciencia y libertad, 8 (2), 45-56. Recuperado de: file:///C:/Users/maral/Downloads/DialnetObligacionesDeLosEstadosParteDeLaConvencionAmerica-5104983%20(1).pdf

11. Lopera, G. y Dover, R. (2013). Consulta Previa, ciudadanías diferenciadas y conflicto socioambiental. Boletín de Antropología Universidad de Antioquia, 76-103. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/557/55729098005.pdf

12. Moreno, H. (2015). Tercerías políticas de movimientos sociales, étnicos y religiosos. Revista Criterio Libre Jurídico. 12 (2), 105-121. Recuperado de: http://revistasojs.unilibrecali.edu.co/index.php/rclj/article/view/105-121/602

13. Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos-OECD. (2009). The Bioeconomy to 2030: Designing a policy agenda, París, OCDE, pp. 1-18. Recuperado de: https://www.oecd.org/futures/long-termtechnologicalsocietalchallenges/42837897.pdf

14. Organización de Estados Americanos –OEA. (1969). Convención Americana de Derechos Humanos.

15. Organización de Estados Americanos –OEA. (2016). Convención Americana de Derechos Humanos. Declaración americana sobre los derechos de los pueblos indígenas.
16. Organización Internacional del Trabajo –OIT. (1989) Convenio 169.

17. Rodríguez, G. (2011). De la Consulta Previa al Consentimiento Libre, Previo e Informado a Pueblos Indígenas en Colombia. Grupo Editorial Ibañez, 1-308. Bogotá. Recuperado de: https://philpapers.org/archive/RODDLC-2.pdf

18. Sánchez, W. Valencia, F. y Montes, J. (2012). La relación campo ciudad y sus implicaciones en el mundo de la vida. Revista Criterio Libre Jurídico. 9(2), 47-55. Recuperado de: http://www.unilibrecali.edu.co/images2/revista-criterio-libre/pdf_articulos/volumen9-2/CRITERIO_47_55_vol-9-2-2.pdf

19. Santamaría, A. (2016). La consulta previa desde la perspectiva de la negociación deliberativa. Revista Derecho del Estado, (36), 227-247. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337646465008

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos resultados de processos de pesquisa

Como Citar

Ramírez Galvis, M. A. (2018). Sistema interamericano de direitos humanos e proteção efetiva do direito à consulta prévia. Criterio Libre Jurídico, 15(1), 25-39. https://doi.org/10.18041/1794-7200/criteriojuridico.2018.v15n1.5370

Artigos Semelhantes

1-10 de 11

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.