Biografia da mídia e apropriação das TIC em I.E. em Cartago - Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.2.7945

Palavras-chave:

Educomunicação, TIC, Meios de comunicação, Biografia de mídia, Cartago, Instituições educacionais, Ministério da Educação

Resumo

São apresentados os resultados do projeto de pesquisa, mapa de conhecimento do uso da mídia nas instituições de ensino básico e secundário realizado em Cartago, Colômbia no I.E. (Instituição Educacional) GABO, no I.E. Ciudad Cartago e no I.E. Antonio Holguín Garcés. A metodologia aplicada foi qualitativa e utilizou a Pesquisa de Ação Participativa para a construção de biografias de mídia como síntese de resultados. É identificada uma desarticulação entre políticas públicas e iniciativas estatais em nível nacional com dinâmica regional, um interesse particular da Secretaria Municipal de Educação nas ações de qualidade educacional em nível local e uma postura positiva, crítica e significativa sobre o papel das TIC e da mídia nos processos de aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miguel Ezequiel Badillo-Mendoza, Universidad Nacional Abierta y a Distancia -UNAD, Palmira, Colombia.

    Assistente de ensino na Universidad Nacional Abierta y a Distancia, UNAD, Colômbia

    https://orcid.org/0000-0003-2247-3864

  • Gloria Patricia Vélez-Ortiz, Centro de Tecnologías Agroindustriales SENA Cartago

    Experiência docente Corporación de Estudios Tecnológicos del Norte del Valle, Comfandi Cartago, Centro de Tecnologías Agroindustriales SENA Cartago, e na coordenação de Comunicação e extensão Universidad del Valle, Cartago.

  • Andrés Felipe Salgado-Quintero, SENA CTA Cartago

    Instrutor em ADSI (análise e desenvolvimento de sistemas informáticos) no SENA CTA Cartago, professor no I.E. GABO.

Referências

APARICI, Roberto. Comunicación educativa en la sociedad de la información. 2003. UNED, Madrid. ISBN:9788436249712

BADILLO MENDOZA, Miguel; MARTÍNEZ ROA, Omar. Educomunicación y medio ambiente: en la búsqueda y construcción de fisuras. En: Revista de investigación agraria y Ambiental. 2014. vol. 5, no. 1. 255-270. https://doi.org/10.22490/21456453.960

BARBAS-COSLADO, Ángel. Educomunicación: desarrollo, enfoques y desafíos en un mundo interconectado. Foro de educación. 2012, 10, no. 14, p. 157-175. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4184243

COLOMBIA - MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Uso pedagógico de tecnologías y medios de comunicación exigencia constante para docentes y estudiantes. En.: Altablero 2005. https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-87580.html

COLOMBIA. Decreto 5012 de Diciembre 28 de 2009. Bogotá D.C.Ministerio de Educación. 2009. 45 p. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=38494

COLOMBIA. Ley 115 de Febrero 8 de 1994. Bogotá D.C.Ministerio de Educación. 1994. 50 p. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=292

COLOMBIA. MINISTERIO DE TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LAS COMUNICACIONES. Ley 1978 de julio 25 de 2019. Bogotá D.C.: El Ministerio, 2019. 36 p. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=98210

COLOMBIA. Plan de desarrollo "Todos por un Nuevo País" de Colombia (2014-2018). Bogotá D.C.: Presidencia de la República 2015. 1211 p. https://colaboracion.dnp.gov.co/cdt/pnd/pnd%202014-2018%20tomo%201%20internet.pdf

COLOMBIA - CARTAGO. Plan de Desarrollo 2016-2019, Todos por Cartago. Cartago. Alcaldía Municipal. 2016. 173 p. https://www.cartago.gov.co/plan-de-desarrollo-2016-2019/

COLOMBIA. Plan Decenal de Educación 2016-2026. Bogotá D.C.: Ministerio de educación, 2017. 84 p. GALEANO MARÍN, María E. Estrategias de investigación social cualitativa. El giro en la mirada. Medellín: La Carretera Editores, 2004 https://doi.org/10.2307/j.ctvdf06h7

GÓMEZ RODRÍGUEZ, Gregorio;FLORES GIL, Javier; GARCIA JIMÉNEZ, Eduardo Metodología de la investigación cualitativa. 1999. https://www.researchgate.net/publication/44376485_Metodologia_de_la_investigacion_cualitativa_Gregorio_Rodriguez_Gomez_Javier_Gil_Flores_Eduardo_Garcia_Jimenez

HERNÁNDEZ, Carlos Augusto. Educación y comunicación: pedagogía y cambio cultural. En: Nomadas. 1996, no. 5. http://nomadas.ucentral.edu.co/nomadas/pdf/nomadas_5/05_4H_Educacionycomunicacionpedagogia.pdf

KAPLÚN, Mario. A la educación por la comunicación: la práctica de la comunicación educativa. UNESCO/OREALC. 2001. 67 p. https://biblio.flacsoandes.edu.ec/libros/126221-opac

KOLTAY, Tibor. The media and the literacies: media literacy, information literacy, digital literacy. In: Media Culture & Society. 2011 vol. 33, no. 2. p. 211-221. https://doi.org/10.1177/0163443710393382

MARTIN, María Victoria; VESTFRID, Pamela. Narración y trabajo colaborativo mediado por TIC: construyendo biografías mediáticas. En: VIII jornadas nacionales y I congreso internacional sobre la formación del profesorado. Universidad Nacional de Mar del Plata. 2015. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/62204

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ciudad educativa: de una sociedad con sistema educativo a una sociedad de saberes compartidos. En R. Díaz y J. Freire (Eds.), Educación expandida. 2009 pp 103-129. Barcelona: ZEMOS98 http://www.zemos98.org/descargas/educacion_expandida-ZEMOS98.pdf

MORSY, Zaghloul. La educación en materia de comunicación. UNESCO, París. 1984

NARVÁEZ MONTOYA, Ancízar; ROMERO PEÑA, Ana Carmenza. Educación mediática y nación en Colombia: entre el púlpito e internet. En: Cátedra UNESCO de Comunicación, Humanidades digitales, diálogo de saberes y prácticas colaborativas en red. 2017, Bogotá. Primera edición. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. 259 p. https://www.javeriana.edu.co/unesco/humanidadesDigitales/ponencias/IV_66.html https://www.javeriana.edu.co/unesco/humanidadesDigitales/ponencias/pdf/IV_66.pdf

NARVÁEZ-MONTOYA, Ancízar Comunicación educativa, educomunicación y educación mediática: una propuesta de investigación y formación desde un enfoque culturalista. En: Palabra Clave. 2019. vol. 22, n. 3, e22311. http://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.11

ALBERICH, Tomas. IAP, redes y mapas sociales: desde la investigación a la intervención social. En: Portularia: Revista de Trabajo Social, 2008, vol. 8,no. 1. p.131-151 http://revista-redes.rediris.es/webredes/portularia/08.Tomas_Alberich_Nistal.pdf

PARRA SARMIENTO, Sandra; GÓMEZ ZERMEÑO, Marcela georgina; PINTOR CHÁVEZ, María. Factores que inciden en la implementación de las TIC en los procesos de enseñanza-aprendizaje en 5º de Primaria en Colombia. En: Revista Complutense de Educación. 2015, vol. 26, 197-213. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.46483

RINCÓN, Omar. Narrativas mediáticas: O cómo se cuenta la sociedad de entretenimiento. Bogota D.C.: Gedisa. 2006. 224 p. ISBN: 978-84-9784-137-5

RODRÍGUEZ OTALORA, Mónica; OJEDA PÉREZ, Robert. Educación: ¿derecho o servicio?. Casos Colombia y Cuba. En: Praxis. 2015, Vol. 11, 132 – 149 https://doi.org/10.21676/23897856.1560

RUEDA, Rocío; FRANCO- AVELLANEDA, Manuel Políticas educativas de TIC en Colombia: entre la inclusión digital y formas de resistencia-transformación social. En: Pedagogía y Saberes, 2018. No. 48, 9-25. https://doi.org/10.17227/PYS.NUM48-7370

SANTACRUZ ARENAS, YudyAlejandra. Políticas públicas de educación con integración de TIC en Colombia (2000-2015). Trabajo de grado Magíster en Gobierno y Políticas Públicas. Medellín: Universidad EAFIT. Escuela de Humanidades, 2017. 165 p. https://repository.eafit.edu.co/handle/10784/12209

UNESCO. Alfabetización Mediática e Informacional Curriculum para profesores. Quito. UNESCO, 2019. 196 p. https://informate.campusfad.org/recursos/documentos/AMI_Unesco.pdf

UNESCO. Declaración de Alejandría, Faros para la sociedad de la información. Egipto. UNESCO, 2005. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/wsis/Documents/alex-manifesto-libs-info-society-es.pdf

UNESCO. Declaración de Grunwald. Declaración promulgada por representantes de diecinueve naciones en el Simposio Internacional de la UNESCO sobre la Enseñanza de los Medios. República Federal de Alemania, 1982. https://studylib.es/doc/4628999/declaraci%C3%B3n-de-grunwald-sobre-la-educaci%C3%B3n

UNESCO. Directrices sobre políticas de inclusión en la educación. Paris. UNESCO, 2009. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000177849_spa

UNESCO. Marco de competencias de los docentes en materia de TIC. Versión 3. UNESCO. 2019. 63 p. https://es.unesco.org/themes/tic-educacion/marco-competencias-docentes

UNESCO. Unificando nociones de alfabetización mediática e informacional. UNESCO. 2011. 196 p. https://informate.campusfad.org/recursos/documentos/AMI_Unesco.pdf

VARGAS-JIMÉNEZ, Ileana. La entrevista en la investigación cualitativa: nuevas tendencias y retos. En: Revista Electrónica Calidad en la Educación Superior. 2012. 3 (1), 119-139. https://doi.org/10.22458/caes.v3i1.436

Publicado

2021-06-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Biografia da mídia e apropriação das TIC em I.E. em Cartago - Colômbia. (2021). Entramado, 17(2), 208-225. https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.2.7945

Artigos Semelhantes

1-10 de 606

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.