O adeus. Metáfora para a construção da cidadania ambiental

Autores

  • Reinaldo Giraldo Díaz Universidad del Valle

Palavras-chave:

Fratura metabólica, praecisio mundi, composição, sujeito ereto, cidadão ambiental

Resumo

Foi adotada como metáfora a sonata 26 composta por Beethoven devido à ausência de seu amigo o arquiduque Rodolfo de Viena, fugido antes da invasão das tropas napoleônicas. A composição consta de três movimentos: I. Adagio. Allegro (Das Lebewohl/O adeus), II. Andante expressivo (Abwesenheit/A ausência) y III. Vivacissimamente (Das Wiedersehen/O regresso). A data do primeiro movimento é de 4 de Maio de 1809, o dia da partida, e a do último é de 30 de Janeiro de 1810, o dia do regresso, e a Sonata foi publicada em 1811. O método-trajeto foi construído sobre o andamento-escrita, não existindo um ponto de partida e um de chegada. Se verificou que o movimento O adeus expressa a ruptura da relação entre o homem e a natureza e a fratura metabólica da sociedade com o solo. Com a chegada de uma época moderna que aposta na praecisio mundi, a natureza está sitiada, retirada e considerada separada do homem, quase como sua inimiga. A ausência é a parte mais triste da composição e assinala o estado de espírito de Beethoven perante a separação de seu amigo; caracteriza as situações funestas a que conduziu a aposta moderna na praecisio mundi. O regresso apresenta a aposta-proposta da cidadania ambiental, uma reconciliação entre o homem e a natureza. Se conclui que a cidadania ambiental precisa se identificar com sentidos diferentes aos da lógica capitalista para gerar a possibilidade de revelar o sujeito-cidadão ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. ALDANA, Telias. Educación para la ciudadanía y educación ambiental: una articulación necesaria. Memorias del Congreso Iberoamericano de Educación. Metas 2011. Un congreso para que pensemos entre todos la educación que queremos. Buenos Aires, República Argentina. (13, 14 y 15 de septiembre de 2010).

2. ARTEAGA, Liliana. Ecos de tambores. La educación como pedagogía de las afecciones. Santiago de Cali: Universidad Libre, 2009.

3. BARRY, John. Resistance is fertile: from environmental to sustainability citizenship, En: Dobson, A. & BELL, D. (Edit.) Environmental citizenship. (pp. 21-48). Cambridge: MIT Press, 2006. Recuperado de http://mitpress.mit.edu/books/ chapters/0262524465chap1.pdf el día 1 de octubre de 2011.

4. BOOKCHIN, Murray. Seis tesis sobre municipalismo libertario, en La utopía es posible, Tupac, Buenos Aires, s.f. Recuperado de http://www.libertad.org.mx/la%20utop%92a%20es%20posible. pdf el día 10 de noviembre de 2011.

5. DESCARTES, Renato. Meditaciones Metafísicas. México: Porrúa. 1977.

6. ESCOBAR, Arturo. La invención del Tercer Mundo. Construcción y Desconstrucción del desarrollo. Caracas: Ministerio del Poder popular para la Cultura, 2007.

7. FOSTER, John. La ecología de Marx. Materialismo y naturaleza. Barcelona: El Viejo Topo, 2004.

8. FUNDACIÓN JUAN MARCH. 2002. Las sonatas para piano de Beethoven. Primer concierto Sylvia Toran piano. Recuperado de http://www.march.es/Recursos_Web/Culturales/Documentos/ Conciertos/CC8.pdf el día 23 de octubre de 2011.

9. GIRALDO, Reinaldo, Álvaro Quiceno y Liliana Valencia. Una salida ética a la crisis ambiental contemporánea. En Entramado. Vol 7 No 1 (enero-junio de 2011); p. 148-158.

10. GUARÍN, Germán. 2006. Necesidad y verdad de la metáfora. Universidad Católica de Manizales, Manizales, 2006.

11. GUATTARI, Félix. El objeto ecosófico. En: Politeia. No. 13. (1993); p.13-21.

12. GUDYNAS, Eduardo. Ciudadanía ambiental y meta-ciudadanías ecológicas. Revisión y alternativas en América Latina. En: Reyes Ruiz, J. y Castro, E. (Comp.). Urgencia y utopía frente a la crisis de civilización. (p.58-101) .Guadalajara: Universidad de Guadalajara y Ayuntamiento de Zapopan, 2009.

13. HEIDEGGER, Martín. Construir, morar, pensar. En: Morar. Vol 1 No 1. (1995); p. 7-14.

14. HOYOS VASQUEZ, Guillermo. Elementos para una ética ambiental. En: Ciencias Sociales y Medio Ambiente. Memorias del Seminario realizado en la Universidad Nacional de Colombia. Santafé de Bogotá: Universidad Nacional de Colombia. (18-19 de Julio de 1989).

15. JANKE, Wolfgang. Postontología. ( trad. G. Hoyos). Bogotá: Universidad Javeriana, 1988.

16. LEVI-STRAUS, Claude. El pensamiento salvaje. Santafé de Bogotá: Fondo de Cultura Económica, 1997.

17. MARCUSE, Herbert. El hombre unidimensional. Ensayo sobre la ideología de la sociedad industrial avanzada. Barcelona: Seix Barral, 1969.

18. MARCUSE, Herbert. La rebelión de los instintos vitales. En: «Ideas y Valores» (57/58), 1980, 69/73.

19. MARCUSE, Herbert. Para una teoría crítica de la sociedad. Ensayos. Caracas: Tiempo Nuevo, 1971.

20. MARX, Karl. El capital Tomo I. Argentina: El Cid Editor, 2004. Disponible en http://site.ebrary.com/lib/unadsp/ Doc?id=10054375&ppg=375

21. MARX, Carlos. Manuscritos económico-filosóficos de 1844. Bogotá: Pluma, 1980.

22. MORIN, Edgar y BRIGITTE, Anne. Tierra-Patria. Buenos Aires: Nueva Visión. 1999.

23. MORIN, Edgar, Emilio CIURANA y Raúl Domingo MOTTA. Educar en la era planetaria. El pensamiento complejo como método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. Valladolid: Unesco/Universidad de Valladolid, 2002.

24. MOSQUERA, Enith. Danza del alumbramiento. Un movimiento desde y para la vida en territorialidad humana de renacientes en apertura en el contexto de la etnoeducación. Manizales, 2011. Trabajo de Grado (Magister en Educación). Universidad Católica de Manizales.

25. NOGUERA, Ana Patricia. El encantamiento del mundo. Manizales: Universidad Nacional de Colombia. IDEA. 2004.

26. PNUMA. Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente. Manual de ciudadanía ambiental global. México: Pnuma, 2005.

27. QUIJANO, Oliver. Biopolítica, subjetividad y economía. Vida y regulación de la desregulación. En: QUIJANO, Oliver y TOBAR, Javier (comp.) Territorios del saber. Biopolítica y filosofías de vida. Popayán: Universidad del Cauca. 2006. 216 p.

28. RENGIFO LIBREROS, Joaquín María. Apuntes y recuerdos de una lectura sobre el saber. Palmira: Universidad Nacional de Colombia.1990.

29. RENGIFO LIBREROS, Joaquín María. Las acciones populares como mecanismos utilizables en defensa del patrimonio ecológico. Ponencia leída y comentada en el curso de capacitación: Alternativas para disminuir los impactos en los sistemas de producción agropecuaria : aspectos técnicos y legales. Universidad nacional de Colombia, Sede Palmira, Diciembre 4, 5, 6 de 1996.

30. SÁNCHEZ JIMÉNEZ, Wilson. La dicotomía campo ciudad en el pensamiento de Marx. Palmira: Universidad Nacional de Colombia. 1999.

31. SARMIENTO, Libardo. Vendimia, biopolítica y ecosocialismo, Desde Abajo, Bogotá, 2002.

32. SEVILLA GUZMÁN, Eduardo. De la sociología rural a la Agroecología. Barcelona: Icaria Editorial. 2006.

33. SOJO, Carlos. La noción de ciudadanía en el debate latinoamericano. En: Revista de la Cepal. No 76 (abril de 2002); p. 25-38.

34. ZEMELMAN, Hugo. Necesidad de conciencia. Un modo de construir conocimiento. México: Anthropos, 2002.

35. ZEMELMAN, Hugo. El ángel de la historia: determinación y autonomía de la condición humana. Barcelona: Anthropos, 2007.

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 40

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)