Índice de atitude perante a investigação em estudantes do nível de pr é graduação
Palavras-chave:
Atitude, formação, ciência, universidade, pedagogiaResumo
O estudo da atitude do aluno no sentido da aprendizagem das ciências e seu nível de predisposição para formação em pesquisa científica constituem os eixos da análise dessa investigação centrada no estado e tipo de formação em pesquisa e propondo melhores formas para o desenvolvimento de uma pedagogia da pesquisa científica. Foi realizado um estudo transversal correlacional entre os estudantes de pré graduação das cinco principais universidades da cidade de Bucaramanga, Colômbia. Se destaca a boa predisposição dos estudantes perante a investigação no meio de muitas dificuldades institucionais bem como o papel do professor no alto ou baixo índice de atitude e também a auto-afirmação do estudante perante a formação em pesquisa e a importância para eles que as universidades reforcem a área científica para seu treinamento.
Downloads
Referências
2. BLANCO, Neligia, & ALVARADO, María E. Escala de actitud hacia el proceso de investigación científico social. En: Revista de Ciencias Sociales. Vol.11, No. 3 (2005); p. 537-544.
3. BOLIN, Brien; LEE, Kyoung Hag; GLENMAYE, L. & Yoon, D. P. Impact of research orientation on the research anxiety of social work students. In: Journal of Social Work Education. Vol. 48 No. 2 (2012); p. 223-243.
4. CHAKRABARTI, Bhupati. Physics students’ attitude towards theoretical and experimental research. In: Current Science. Vol 100, No. 3 (feb 2011); p. 280.
5. CHRISTENSEN, Clayton M., & EYRING, Henry. The Innovative University: Changing the DNA of Higher Education from the Inside Out. USA: Jossey-Bass Higher and Adult Education Series, 2011. 475 p.
6. CRANEY, Chris; Mckay, Tara; MAZZEO, April; MORRIS, Janeth; PRIGODICH, Cheryl & GROOT, Robert. Cross-Discipline perceptions of the undergraduate research experience. In: The Journal of Higher Education. Vol. 82, No.1 (Jan-Feb 2011); p. 92- 113.
7. DENOFRIO, Lauren A.; RUSSELL, Brandy S.; LOPATTO, David & LU, Yi. Linking student interests to science curricula. In: Science Magazine. Vol. 318, No. 5858 (dec. -2007); p. 1872-1873. 8. DUIT, Reinders. La investigación sobre enseñanza de las ciencias. En: Revista Mexicana de Investigación Educativa. Vol 11, No. 30 (jul. - sep. 2006); p. 741-770.
9. GRAU SANCHEZ, Ramón. ¿Qué es lo que hace difícil una investigación? Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales. No. 2 (1994); p. 27-36.
10. HILARRAZA, Yaritza Josefina. La investigación pedagógica: un aporte a la gestión de la formación docente desde un punto de vista socio cultural. En: Revista Didasc@lia: didáctica y educación. Vol. 3, No.1 (ene. - mar. 2012); p. 25-39.
11. OLMEDO ESTRADA, Juan Carlos. Educación y Divulgación de la Ciencia: Tendiendo puentes hacia la alfabetización científica. En: Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias. Vol. 8, No. 2 (2011); p. 137-148.
12. ORTEGA RUÍZ, Pedro. La investigación en la formación de actitudes: problemas metodológicos y conceptuales. En : Teoría de la Educación. Vol. 1 (1986); p. 111-125.
13. PAPANASTASIOU, Elena. Factor structure of the “Attitudes toward Research” Scale. In: Statistics Education Research Journal. Vol. 4, No.1 (2005); p. 16-26.
14. PARDO GÓMEZ, María Elena; IZQUIERDO LAO, Jóse Manuel y SÁNCHEZ RAMÍREZ, Lida de la Cruz. El proceso de formación para la inevestigación científica en la educación superior sustentado en tecnologías de la información y las comunicaciones. En: Ciencia en su PC. No. 3 (jul. - ago. - sep. 2010); p. 133-142.
15. PRINCE, Michel J.; FELDER, Richard M. & BRENT, Rebecca. Does faculty research improve undergraduate teaching? an analysis of existing and potencial synergies. In: Journal of Engineering Education. Vol. 96, No. 4 (2007); p. 283-294.
16. RESTREPO GÓMEZ, Bernardo. Investigación de aula, formas y actores. En: Revista Educación y Pedagogía. Vol. 21, No. 53 (ene - abr. 2009); p. 103-112.
17. ROJAS BETANCUR, Héctor Mauricio. Formar investigadores e investigadoras en la universidad: optimismo e indiferencia juvenil en temas científicos. En: Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud. Vol. 7, No. 2 (jul. 2009); p. 1595-1618.
18. ROJAS BETANCUR, Héctor Mauricio. La actitud estudiantil sobre la investigación en la universidad: Un estudio de caso en seis universidades de Colombia. En: Investigación y Desarrollo. Vol 18, No. 2 (2010); p. 370-389.
19. ROJAS, M., & LINARES, J. Formación universitaria en salud: más calidad, mejor futuro. En: Revista UIS Humanidades. Vol. 39, No. 1 (2011); p. 77-91
20. SALAZAR, Mónica. Indicadores de ciencia y tecnología, Colombia 2011. Bogotá: Observatorio Colombiano de Ciencia y Tecnología, 2012.
21. TREJO, M. D., & GARCÍA, F. Pedagogía de la investigación. En: Revista de la Asociación Mexicana de Metodología de la Ciencia y de la Investigación. Vol. 1, No. 1 (2009); p. 135-141.
22. VÁZQUEZ ALONSO, Ángel, & MANASSERO MAS, María Antonia. Actitudes relacionadas con la ciencia: una revisión conceptual. En: Enseñanza de las Ciencias. Vol. 13, No. 3 (1995); p. 337-346.