A educação na infância de meninas e meninos com capacidades diversas
DOI:
https://doi.org/10.18041/1794-7200/clj.2019.v16n1.5789Palavras-chave:
Educação inicial, diversidade funcional, infância, educação inclusivaResumo
Na Colômbia, a educação na infância é de caráter diferencial e inclusivo no que se relaciona à deficiência de algum tipo; sugerindo que meninas e meninos com algum tipo de diversidade funcional devem interagir em cenários favoráveis que permitam o desenvolvimento das competências do fazer, saber e poder fazer, através de atividades de aprendizagem. A pesquisa em curso foca-se nas características da educação inicial y o desenvolvimento das competências específicas da infância de meninas y meninos com diversidade funcional do “Centro de Desarrollo Integral (CDI) ” de Palmira. É feita uma abordagem teórica suportado na psicologia cognitiva, especificamente o movimento construtivista que se apoia nos postulados de Coll. É feito ênfase nos conceitos desenvolvidos pelo Ministério de Educação Nacional relacionados à educação inicial. A pesquisa centra-se no paradigma interpretativo-qualitativo, especificamente um único estudo de caso. Para isso, são utilizados instrumentos de toma de dados como observação, entrevista em profundidade e revisão documental. Os resultados encontrados até agora, sugerem que o CDI da resposta a algumas abordagens pedagógicas institucionais, mas não se evidenciam elementos específicos no que se refere ao componente de diversidade.
Downloads
Referências
2. Cárdenas, A. y Gómez, C. (Coord.). (2014). Sentido de la educación inicial. Documento #20. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional de Colombia.
3. Cerda, H. (2003). Educación preescolar: Historia, Legislación, currículo y realidad socioeconómica. Editorial Magisterio. Bogotá: Colombia.
4. López, M. (2000). Cortando las amarras de la escuela homogeneizante y segregadora. Revista de educación (3) 15-53. Recuperado de: http://www.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/xxi/article/view/604/920
5. López, M. (2004). Construyendo una escuela sin exclusiones: Una forma de trabajar en el aula con proyectos de investigación. (Trabajo de grado) Málaga, Aljibe.
6. Martínez, V. (2013). Paradigmas de Investigación: Manual multimedia para el desarrollo de trabajos de investigación. Una visión desde la epistemología dialéctico crítica. Bogotá: Colombia.
7. Merriam, S.B. (1998). Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass. En Muñiz, M. (2003) Estudios de caso en la investigación cualitativa. México: Universidad Autónoma de Nuevo León.
8. Myers, R. (1995). La educación preescolar en América Latina. El estado de la práctica. Buenos Aires: PREAL - Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe Partnership for Educational Revitalization in the Americas. Recuperado de: http://www.oei.es/historico/inicial/articulos/
9. Organización de Estados Americanos (2010). Primera infancia: Una mirada desde la neuroeducacion. Cerebrum. Recuperado de: http://www.iin.oea.org/pdf-iin/RH/primera-infancia-esp.pdf
10. Pabón, C. (1999). Reflexiones sobre el quehacer pedagógico. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
11. Parra, C. (2011). Educación inclusiva: Un modelo de diversidad humana. Revista educación y desarrollo social. (1), 113-150. Recuperado de: file:///D:/Downloads/Dialnet-EducacionInclusiva-5386258.pdf
12. Parrilla, Á. (2006). Conceptualizaciones de la diversidad y diversidad de respuestas educativas. En: JACOBO, Zardel, ADAME, Emilia y ORTIZ, Abraham. (2006). Sujeto, educación especial e integración: Investigación, prácticas y propuestas curriculares. México: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
13. Puche-Navarro, Orozco, Correa & Orozco (2007). Funcionamiento, desarrollos y competencias de niños y niñas de 0 a 6 años. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional de Colombia.
14. Puche, R.; Orozco, M.; Orozco, B. y Correa, M. (2009). Desarrollo infantil y competencias en la primera infancia. Documento #10. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional de Colombia.
15. Rodríguez, J. (2012). La diversidad del alumnado: Por diferentes capacidades y ritmos de aprendizaje. Escuela de Magisterio de la Universidad Complutense de Madrid. Madrid: Prensa universitaria.
16. Rodríguez, S. & Ferreira, M. (2008). Desde la dis-capacidad hacia la diversidad funcional. Revista Internacional de Sociología 68 (2), 289-309. http://dx.doi.org/10.3989/ris.2008.05.22
17. Rosano, S. (2007). El camino de la inclusión educativa en Punta Hacienda. (Tesis de maestría, sin publicar). Cuenca: España.
18. Secretaria de Educación publica de México (2013). Modelo de atención con Enfoque Integral para la Educación Inicial. México. Secretaría de educación pública. Recuperado de: http://www.siteal.iipe.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/mx_0102.pdf
19. Santelices, M. y Pérez, L. (ed). (2003). Inclusión de niños con discapacidad en la escuela regular. Ciclo de debates: Desafíos de la política Educacional. SL: Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia - UNICEF.