Escopos atuais do conceito de marca. Um estudo comparativo, na história.
Palavras-chave:
Marcas, sinais/símbolos, identificação de marcas, percepção, transformações sociaisResumo
O contexto econômico contemporâneo manifesta como um dos seus principais protagonistas ás marcas como elementos que dinamizam o consumo e geram impactos nas diferentes esferas da sociedade, por isso, é necessário estudar as diferentes concepções das marcas para considerar os escopos do que são os sinais distintivos e o que eles representam na sociedade global de hoje. Através de um estudo de comparação constante, que incluiu entrevistas semi-estruturadas com especialistas, a recuperação da informação e triangulação com entrevistas referências teóricas, evidencia-se como os escopos de estes são cada vez melhores e com um efeito que se expande para as várias disciplinas e esferas sociais.
Downloads
Referências
2. ATKIN, Douglas. .El secreto de las marcas: clubes para gente muy especial. Barcelona: Editorial Robinbook. 2008
3. BAUDRILLARD, Jean. Cultura y simulacro. Barcelona, Editorial Kairós. 2008.
4. BAUDRILLARD, Jean. El sistema de los objetos. México D.F., Editorial Siglo XXI. 2010
5. BOONE, Louis y KURTZ, David. Marketing contemporáneo. Mexico D.F.: Cengage Learning. 2012
6. COSTA, Joan. Pospublicidad: La era de la comunicación global. En: Pensar la Publicidad. 2007, vol. 1, no. 1.
7. DE CHERNATONY, Leslie. y DALL’OLMO RILEY, Francesca. Defining A “Brand”: Beyond The Literature With Experts’. In: Journal of Marketing Management. 1998, no.14 Extraido el 23 de diciembre de 2012 de la base de datos EBSCO: www. ebscohost.com
8. ESTRELLA, Adolfo. Más allá del producto: la marca comercial moderna. En: Investigación y Marketing. Junio, 1997, n° 55.
9. FENOLLAR, Pedro. y ORDÓÑEZ, José María. Estilos de vida: paradigmas del mercado. España, Universidad complutense de Madrid, Facultad de ciencias políticas y sociología. 2006. p. 260. Extraído de la base de datos E-Libro el 24 de octubre de 2011 http://site.ebrary.com/lib/bibliotecaustasp/docDetail.acti on?docID=10117120&p00=estilos%20vida
10. GALEANO, María Eumelia. Estrategias de investigación social cualitativa: el giro en la mirada. Editorial: Medellín, La carreta editores. 2007
11. KLEIN, Naomi. No logo: El poder de las marcas. Buenos Aires, Editorial Paidos. 2001
12. KOTLER, Philip. Dirección de marketing: Análisis, planificación, gestión y control. Madrid: Prentice Hall. 2000
13. KOTLER, Philip. Las preguntas más frecuentes sobre marketing. Biblioteca de administración y gerencia. Bogotá: Norma. 2012.
14. MCCRACKEN, Grant. Plenitude 2.0. Culture by Commotion. Massachusetts Institute of Technology. 1998. Edición electrónica extraída el 25 de noviembre de: www.cultureby.com
15. MEERSHON, Cynthia. “Introducción a Teun Van Dijk: Análisis de Discurso”. En: Revista Cinta de Moebio (024). 2005.
16. MERTSON, Robert., FISKEL, Marjorie. y KENDAL, Patricia. Propósitos y criterios de la entrevista focalizada. En: Empiria, Revista de Metodología de Ciencias Sociales. 1998, n.1 p. 215- 227.
17. MORIN, Edgar. El Método, el conocimiento del conocimiento. Madrid, Editorial Cátedra. 1994
18. ROBERTS, Kevin. Lovemarks: el futuro más allá de las marcas. Barcelona. Saatchi & Saatchi. 2004 19. SANDINO RESTREPO, María del Carmen. Metodología de la investigación científica. Medellín Librería Jurídica Comlibros. 2009.
20. TORO, Iván Darío. Y PARRA, Rubén Darío. Fundamentos epistemológicos de la investigación y la metodología de la investigación: cualitativa/cuantitativa. Medellín, Fondo editorial Universidad EAFIT. 2010.