Competência digital do professor pós-covid
Promoção do desenvolvimento profissional de professores
DOI:
https://doi.org/10.18041/2745-1453/rac.4.10335Palavras-chave:
Competências digitais, professores, tecnologias de informação e comunicação, aprendizagem, inovação.Resumo
A investigação realizada permitiu compreender em profundidade o nivel de competência digital que os professores das diversas instituições de ensino possuem, facilitando o estabelecimento de um norte em termos de suporte tecnológico educativo. A metodologia foi categorizada como abordagem quantitativa e revisão sistemática de fontes bibliográficas por meio da análise crítica dos artigos selecionados. Foi realizado um inquérito a uma amostra representativa de professores de diferentes níveis de ensino para avaliar o seu nível de competência digital antes e depois do surto de COVID-19. Além disso, foram realizadas entrevistas aprofundadas com um subgrupo de professores para melhor compreender os desafios e necessidades em termos de competência digital. O mundo da tecnologia e da digitalização tornou-se essencial no espaço académico como forma de continuar a desenvolver tarefas pedagógicas e de inovação no sector educativo nesta mudança radical provocada pela COVID19. Aconselha-se a realização de formações que reforcem as capacidades tecnológicas dos professores do ensino básico universitário e regular porque no estudo realizado foram constatadas algumas deficiências por parte do corpo docente em termos de uma boa consolidação do mundo digital. A investigação revela que muitos professores tiveram dificuldades de adaptação às novas tecnologias e plataformas educativas durante a pandemia.
Downloads
Referências
Agreda, M., Hinojo, M. y Sola, J. (2016) Diseño y validación de un instrumento para evaluar la competencia digital de los docentes en la educación superior española. España.
Araiza, M., Dorfer, C. y Madriga, M. (2010) Una experiencia de aprender haciendo: Involucrando el trabajo docente en el uso y aplicación de las TIC. Universidad Autónoma de Nuevo León.
Edwin Gustavo Estrada Araoz. https://orcid.org/0000-0003-4159-934X Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios. Puerto Maldonado. Perú. edwin5721@outlook.com
Espino, J. (2018) Competencias digitales de los docentes y desempeño pedagógico en el aula. Repositorio académico USMP
García, K., Cárdenas, T. y Chávez M. (2018) Relevancia y dominio de las competencias digitales del docente en la educación superior. Universidad Técnica de Manabí. Ecuador.
Gavilan, D., Martínez, G., y Fernández, S. (2017) Universitarios y redes sociales informativas: Escépticos totales, moderados duales o pro-digitales. España.
Gazca, L., Sánchez, G., Velasco, M., Otero, A., y Hernández, F. (2020) Diagnóstico de competencias docentes en saberes digitales para profesores en educación superior. Red Iberoamericana de Academias de Investigación, A.C. (607-8617) México.
Guamán, C. y Paredes, R. (2016) Estudio de las competencias digitales educativas de los docentes de básica media de las instituciones educativas de la parroquia veloz de la ciudad de Riobamba. Universidad Nacional de Chimborazo. Ecuador.
Heimer Ali Méndez-Toledo*, a Universidad Nacional Federico Villarreal. Escuela Universitaria de Posgrado. Prolongación Camaná, 1014. Lima. Perú.
Heimer Ali Méndez-Toledo. (2021). Alfabetización y competencia digital docente en el nivel de secundaria, provincia de Huaura, Perú. Revista Andina de Educación, 5(1). https://doi.org/10.32719/26312816.2021.5.1.3
Heinz, S. y Lara, M. (2011) Programa de capacitación en competencias TICs para docentes. Nuevas Ideas en Informática Educativa, TISE
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2010) Metodología de la investigación.
Hernández, R., Fernández., C. y Baptista. (2014) Metodología de la investigación
Instituto Nacional de Estadística e Informática (INEI, 2017)
Jiménez, I., Vesga, A. y Martelo, R., (2017) Evaluación de las competencias tecnológicas de los docentes del instituto integrado san bernardo del municipio de floridablanca, santander. Revista Espacios.Colombia
Marco Común de Competencia Digital Docente (2017) Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación del profesorado INTEF. Maribel Mamani Roque. https://orcid.org/0000-0002-9918-8554 Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios. Puerto Maldonado. Perú. marimar_ter@hotmail.com
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (2015)
Patricia, I. (2011) Encuesta para profesores sobre el uso de las tecnologías de la información y la comunicación, tic’s. Universidad Nacional Autónoma de México.
Pozú, F., Fernández, F. y Muñoz, L. (2020) Valoración de las competencias digitales en docentes universitarios. Rev Psicol Hered. 2020; 13(1): 20-31 DOI: https://doi.org/10.20453/rph.v13i1.3850
Ramírez, M.y Burgos, J. ( 2011) Transformando Ambientes de Aprendizaje en la Educación Básica con Recursos Educativos Abiertos. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT http://www.conacyt.mx)
Revelo, J., Lozano, E. y Romo, P. (2019) La competencia digital docente y su impacto en el proceso de enseñanza–aprendizaje de la matemática1. Espirales revistas multidisciplinaria de investigación científica, Vol 3, No. 28, mayo 2019, Pags. 156-175 e-ISSN 2550-6862 https://doi.org/10.31876/er.v3i28.630
Roa, K., Rojas, C., González, L. y Ortiz, E. (2021) El docente en la era 4.0: una propuesta de formación digital que fortalezca el proceso de enseñanza y aprendizaje. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 63, 126-160 ISSN: 0124-5821
Roig, R. (2016) Tecnología, innovación e investigación en los procesos de enseñanza-aprendizaje.
Ulloa Bocanegra, S. G., & Oseda Gago, D. (2021). Coaching educativo en las competencias digitales docentes de la institución educativa San Juan, Trujillo 2021. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(4), 5286-5297. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i4.689
Vellon, J. (2019) Las competencias digitales del docente y la enseñanza aprendizaje de los estudiantes de la universidad nacional José Faustino Sánchez Carrión.
Villareal, S., García, J., Hernández, H., y Steffens, E. (2019) Competencias Docentes y Transformaciones en la Educación en la Era Digital.Colombia.