A Intimidade na Colômbia. Análise sócio-jurídica do surgimento e expansão das redes sociais na Internet
DOI:
https://doi.org/10.18041/crilibjur.2016.v13n2.26201Palavras-chave:
Intimidade, Internet, proteção de dados, redes sociais, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.Resumo
As redes sociais tornaram-se a via mais fácil de se comunicar e se dar a conhecer ao mundo. Através destes, são estabelecidos links de todos os tipos: pessoais e profissionais. Os cidadãos que acessam estes, gozam da liberdade. Os usuários sentem que através da ferramenta podem transmitir informações de forma mais espontânea e sincera, mesmo do que em um diálogo direto e pessoal com o destinatário da informação. No cenário das novas tecnologias de informação e comunicação, a NTIC, as redes sociais oferecem aos usuários acesso à comunicação imediata em tempo real, o que facilita e faz do que o seu uso chame a atenção para todos os tipos de pessoas. Na mesma proporção que o NICT vai avançando, a intimidade desaparece. Para o cidadão moderno, é importante projetar uma imagem e manter o bom nome ante a sociedade que o rotula e classifica de acordo com a informação que publica ou compartilha, e qué melhor do que as redes sociais para conseguir isso. A intimidade como direito fundamental tem proteção especial através da ação de tutela em que a vida privada e familiar do cidadão afetado é protegida. É necessário adquirir uma nova cultura para a gestão adequada das NTIC e, assim, evitar ser vítimas de comportamentos que podem ser classificados como crimes informáticos.
Downloads
Referências
Auby, J. (2012) La Globalización, el Estado y el Derecho. Sevilla: Derecho global. Disponible en https://n9.cl/js5l
Bauman, Z. y Lyon, D. (2013). Vigilancia Líquida. Madrid, España: Paidós.
Caldevilla, D. (2010) Las Redes Sociales. Tipología, uso y consumo de las redes 2.0 en la sociedad digital actual. Madrid, España: Documentación de las Ciencias de la Información.
Cano, J. (2011). Derecho & TIC 10.0. En: Cibercrimen 2.0: evolución y retos emergentes para la próxima década. Bogotá, Colombia: Temis S.A.
Castells, M. (2005). La Era de la Información Economía Sociedad y Cultura. En: La Sociedad Red. Vol. I. México, DF: Siglo XXI editores. Recuperado de: https://n9.cl/5i9
Comisión De Regulación de Comunicaciones. Resolución 4507 del 22 de Mayo de 2014. Por medio de la cual se modifica y se adicionan los numerales 13.1.2.6 y 13.1.2.7 al capítulo I del Título XIII y se adiciona al Anexo 013 a la Resolución CRC 087 de 1997. Diario Oficial. Recuperado de https://www.crcom.gov.co/uploads/images/files/2014/Actividades_Regulatorias/Modif_Homologacion/Proy_Res_Homolog_Parte_Tecn_15102014-V2.pdf
Córdoba, A. (2014). Ciberespacio amenazado. Necesidad de leyes de protección a la privacidad. Bogotá, Colombia: Universidad de la Salle.
Corte Constitucional. (18 de agosto de 2010) Sentencia C-640. [M. P. Mauricio González Cuervo].
Corte Constitucional. (10 de marzo de 1999) Sentencia SU-157. [M. P. Alejandro Martínez Caballero]
Corte Constitucional. (16 de junio de 1992) Sentencia T-414 [M. P. Ciro Angarita Barón]
Corte Constitucional. (15 de agosto de 2007) Sentencia T-632. [M. P. Humberto Sierra Porto]
Corte Constitucional. (13 de septiembre de 2013) Sentencia T-634. [M. P. María Victoria Calle Correa]
Cuesta, R. (2005). A propósito de la globalización: Nuevos tiempos para pensar espacios antropológicos. San Vicente: Editorial Club Universitario.
Evans, P. (2007). Instituciones y Desarrollo en la Era de la Globalización Neoliberal. Bogotá, Colombia: ediciones ILSA. Recuperado de http://biblioteca.clacso.edu.ar/Colombia/ilsa/20130823031746/Eclvs11-02.pdf
Held, D. (1997). La democracia y el Orden Global Del Estado Moderno al Gobierno Cosmopolita. Barcelona, España: Paidós. Recuperado de http://www.terras.edu.ar/biblioteca/10/ECP_Held_Unidad_5.pdf
Islas, O & Arribas, A. (2010). Comprender las redes sociales como ambientes mediáticos. En A. Piscitelli, I. Adaime& I. Binder (Comps). El proyecto Facebook y la postuniversidad. Sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Buenos Aires, Argentirna: Ariel & Fundación Telefónica. Recuperado de http://metodologiadelainvestigacion.sociales.uba.ar/files/2014/08/Islas-y-Arribas-Comprender-las-redes-en-ambientes-mediticos.pdf
Levitt, T. (1983). The globalization of markets. Harvard Business Review, mayo junio. Disponible en: https://hbr.org/1983/05/the-globalization-of-markets/ar/1
Nissenbaum, H. (2013). Privacidad Amenazada. Madrid, España: Editorial Océano.
Ramonet, I. (1998). Internet, el mundo que llega: Los nuevos caminos de la comunicación. Madrid, España: Alianza Actualidad.
Sanjurjo, B. (2015). Manual de Internet y Redes Sociales. Madrid, España: Dykinson S.L.
Santos, S. (1998). La Globalización del Derecho. Los nuevos caminos de la regulación y la emancipación. Bogotá, Colombia: Ilsa. Recuperado de https://es.scribd.com/doc/132426068/Santos-Boaventura-de-Sousa-La-Globalizacion-Del-Derecho
Santos, S. (2008). Sociología Jurídica Crítica Para un Nuevo Sentido Común en el Derecho. Bogotá, Colombia: Ilsa. Recuperado de https://es.scribd.com/doc/167600737/Sociologia-juridica-critica-para-un-nuevo-sentido-comun-en-el-derecho-Santos-pdf
Vejar, C. y Yudice, G. (2006). Globalización, comunicación e integración latinoamericana. México, DF: Universidad Nacional Autónoma de México. Recuperado de https://n9.cl/Dw6Y
Vélez, L. (2016). Estadísticas del consumo de los colombianos en redes sociales. Solicito radicada con el número 722823. Ministerio de las Telecomunicaciones. Bogotá. Recuperado de http://www.centronacionaldeconsultoria.com/attachments/article/99/CNC_estudio_culturadigital.pdf.