Críticas à adoção de políticas de qualidade da educação na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.18041/1794-7200/criteriojuridico.2018.v15n2.5494Palavras-chave:
Sistemas educacionais, América Latina, organizações multilateraisResumo
Este artigo de pesquisa analisa a adoção do modelo de eficiência da qualidade no contexto da educação, identificando o argumento que torna essa qualidade uma ação constante (não-crítica) do sistema educacional. Seguindo a proposta das organizações multilaterais que insistem na adoção do conceito de qualidade, superando a sua abordagem económica enfatiza o caso colombiano, sem perder de vista a mercantilização da educação é uma tendência mundial e especialmente na América Latina deve olhar criticamente. Verificou-se que, a fim de qualidade (independentemente do aspecto com o qual este) é responder à globalização de paradigma educacional e que enquanto este é o olhar da política educacional da América Latina, vai perpetuando assim a hegemonia das organizações internacionais em seu sistema educativo. Conclui-se que outras lógicas são necessárias para pensar a educação na América Latina que envolva o diálogo intercultural e interscientífico.
Downloads
Referências
2. Dávalos, P. (2011). La democracia disciplinaria. El proyecto posneoliberal para América Latina. Bogotá, Desde Abajo. ISBN 978-958-8454-40-5
3. Díez, E. (2009). Globalización y educación crítica. Bogotá. Ediciones Desde Abajo. ISBN 978-958-8454-04-07
4. Gálvez, I. E. (2005). Reflexiones en torno a la evaluación de la calidad educativa. Tendencias Pedagógicas 10, pp. 17-28.
5. González, M. (2015). Tiempos intoxicados en sociedades agendadas. Sospechar un poco del tiempo educativo. Bogotá. Desde Abajo. ISBN 978-958-8626-06-3
6. Guzmán, C. (2005). Reformas educativas en América Latina: un análisis crítico. OEI-Revista Iberoamericana de Educación, 36 (8), 1-11. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3170108
7. Jaramillo, R. (2015). La calidad de la educación: Los léxicos de la deshumanización. Bogotá. Ediciones Desde Abajo. ISBN 978-958-58563-9-4
8. Navarro, J. (2006). Dos Clases de Políticas Educativas. La Política de las Políticas Públicas. En: La Política de las Políticas Públicas. Progreso económico y social en América Latina (IPES). Informe. Banco Interamericano de Desarrollo. Recuperado de: http://shop.iadb.org/iadbookstore
9. Nieto, Libia Esperanza, Giraldo Díaz, Reinaldo & Cabrera-Otálora, Martha Isabel. (2016). Estado y Políticas Públicas de Educación en Colombia. Universidad Nacional Abierta y a Distancia UNAD. Bogotá
10. OCDE (sf). El Programa PISA de la OCDE: qué es y para qué sirve. OCDE, Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos: París Recuperado de: http://www.oecd.org/pisa/39730818.pdf
11. Rawls, J. (2006). Teoría de la justicia. México D.F. Fondo de Cultura Económica.
12. Roma, C. (2006). La tercera reforma de la educación superior en América Latina. Buenos Aires. Informe sobre sobre la educación superior en America Latina y el Caribe 2000-2005. Fondo de Cultura Económica, Buenos Aires. Recuperado de: https://www.researchgate.net/profile/Claudio_Rama/publication/242682853_La_Tercera_Reforma_de_la_Educacin_Superior_en_Amrica_Latina_y_el_Caribe_masificacin_regulaciones_e_internacionalizacin/links/0046352dfa44c582bf000000.pdf.
13. Vega, R. (2015). La universidad de la ignorancia. Capitalismo académico y mercantilización de la educación superior. Bogotá. Ocean Press y Ocean Sur. ISBN 978-1-925019-97-1