De uma epistemologia eurocêntrica a uma epistemologia do sul

Autores

  • Orfa Margarita Giiraldo Alzate

DOI:

https://doi.org/10.18041/crilibjur.2016.v13n2.26204

Palavras-chave:

Filosofia da ciência, filosofia latino-americana, colonialismo

Resumo

                Este artigo apresenta brevemente a filosofia da ciência como um pensamento eurocêntrico, que pressupõe uma concepção generalizada do mundo, do ser humano e do conhecimento que define os paradigmas aplicáveis ​​em todos os campos da vida, configurando a partir desse conhecimento científico universal, um sujeito transcendental particular abstraído de seu espaço, seu tempo, sua etnia e suas relações sociais. A partir da identificação dos elementos constitutivos da crise civilizatória da epistemologia hegemônica e suas contribuições para a consolidação de um processo de globalização, a proposta civilizatória alternativa se apresenta como uma ação capaz de gerar sua própria elaboração teórica e para a qual se requer do compromisso de todos os intelectuais orgânicos responsáveis ​​pelas realidades sociais do sul da América Latina. Conclui-se que a humanidade do século XXI exige alternativas que devem necessariamente percorrer para criar a capacidade crítica de uma reflexão constante e militante em que se revelam os verdadeiros interesses e erros sobre os quais a epistemologia dominante sustentou o poder e a colonialidade 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Castro-Gómez, S. (2000). Ciencias Sociales, violencia epistémica y el problema de la "invención del otro En E. Lander (Comp.) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO.

Castro-Gómez, S. (2005). Ciencias sociales, violencia epistémica y el problema de la “invención del otro” En E. Lander (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO.

Castro-Gómez, Santiago (2006). El lado oscuro de la época clásica. Filosofía, Ilustración y colonialidad en el siglo XVIII En P. Henry; S. Castro-Gómez; E. Chukwudi; W. Mignolo (Comp.). El color de la razón. Buenos Aires, Argentina: Del Signo.

Chakrabarty, D. (2007). Al margen de Europa. Barcelona España: Ensayo Tusquets.

Chukwudi E. (2008). El color de la razón: la idea de “raza” en la antropología de Kant. En P., Henry; S. Castro-Gómez; E. Chukwudi; W. Mignolo (Comp.). El color de la razón. Buenos Aires, Argentina: Del Signo.

De la Garza, E. (2002). La epistemología crítica y el concepto de configuración. Revista Mexicana de Sociología, México: UNAM.

Dussel, E. (1998) Ética de la liberación en la edad de la globalización y la exclusión. Madrid, España: Editorial Trotta.

Escobar, A. (2003). Mundos y conocimientos de otro modo. Tabula rasa. 1, pp. 51-86. Recuperado de http://www.decoloniality. net/files/escobar-tabula-rasa.pdf.

Escobar, A. (2005). Más allá del Tercer Mundo. Globalización y diferencia. Bogotá, Colombia: Instituto Colombiano de Antropología e Historia.

Horkheimer, M. (1974). Teoría Critica. Bogotá, Colombia: Editorial Amorrortu.

Lander, E. (2000). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

Maldonado-Torres, N. (2003). Walter Mignolo: una vida dedicada al proyecto decolonial. Nómadas. 26, pp. 187-194.

Maldonado-Torres, N. (2007). Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. En S. Castro-Gómez y R. Grosfoguel (Comps) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colombia: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Siglo del Hombre Editores.

Mignolo, W. (2003). Historias locales/diseños globales. Madrid, España: Ediciones Akal.

Mignolo, D. W. (2005). La colonialidad a lo largo y a lo ancho: el hemisferio occidental en el horizonte colonial de la modernidad. En E. Lander (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO.

Quijano, A. (2000). Colonialidad y modernidad/racionalidad. En H. Bonilla (Comp.) En Los conquistados. 1492 y la población indígena de las Américas. Quito, Ecuador: Tercer Mundo‐Libri Mundo editores.

Quijano, A. (2007). Colonialidad del Poder y clasificación Social. Buenos Aires, Argentina: Editorial Clacso.

Restrepo, E. (2007). Antropología y colonialidad. En S. Castro-Gómez y R. Grosfoguel (Comps.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Colombia: Universidad Javeriana Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores.

Rivera Cusicanqui, S. y Barragán, R. (2006). Debates Post Coloniales: Una introducción a los estudios de la subalternidad. La paz, Boliiva: Historias, SEPHIS y Aruwiyiri.

Santos, B. (2010). Una Epistemología del Sur. México, DF: CLACSO-Siglo Veintiuno.

Santos, B. (2006). Renovar la teoría crítica y reinventar la emancipación social (encuentros en Buenos Aires). Buenos Aires, Argentina: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales –CLACSO–.

Walsh, C. (2002). La (re)articulación de subjetividades políticas y diferencia colonial en Ecuador: reflexiones sobre el capitalismo y las geopolíticas del conocimiento. En: C. Walsh; F. Schiwy; S. Castro Gómez. Indisciplinar las ciencias sociales. Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder: perspectivas desde lo andino. Quito, Ecuador: Ediciones AbyaYala.

Publicado

2016-06-01

Edição

Seção

Artigos resultados de processos de pesquisa

Como Citar

Giiraldo Alzate, O. M. (2016). De uma epistemologia eurocêntrica a uma epistemologia do sul. Criterio Libre Jurídico, 13(2), 90-96. https://doi.org/10.18041/crilibjur.2016.v13n2.26204

Artigos Semelhantes

1-10 de 189

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)