Determinantes Higiênico-Sanitários das Cantinas Escolares da População Infantil em Condições de Vulnerabilidade do Departamento de Bolívar
DOI:
https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2021v18n1.8685Palavras-chave:
Higiene e saneamento, Alimentação Infantil, Nutrição Infantil, Boas Práticas, Cantinas Escolares, Manipulação de Alimentos, Saneamento, VulnerabilidadeResumo
La alimentación infantil es primordial en los primeros años de vida, sin embargo, existen condiciones que hacen que el alimento preparado no cumpla con su propósito en la nutrición de los infantes, lo que podría desencadenar en enfermedades que cobran cada día más relevancia en los sistemas de saúde. Objetivo: analisar as condições das práticas de higiene sanitária em cantinas escolares para crianças em situação de vulnerabilidade no departamento de Bolívar. Método: estudo descritivo a partir da aplicação de um instrumento padronizado realizado em 23 cantinas escolares pertencentes a diferentes instituições públicas de ensino do departamento de Bolívar, analisando 164 aspectos contidos na Resolução 2.674 de 2013, foi possível estabelecer o percentual de cumprimento dos conceito de saúde dos 23 refeitórios inspecionados 11 destes obtiveram conceito favorável, 52% da amostra deu resultado favorável com exigência, ou seja, apesar dos percentuais de cumprimento da norma, foram detectadas falhas que requerem melhorias imediatas, 17 resultados negativos, dos quais 4 são apresentados repetidamente, 2 dos 23 refeitórios estão relacionados com as condições de infraestrutura e utensílios. Conclusão: os resultados mostram a necessária intervenção dos 23 refeitórios e de sua equipe; Este estudo é a base para o estabelecimento e implementação de políticas governamentais que gerem estratégias de promoção da alimentação saudável da criança, garantindo boas práticas higiênico-sanitárias e a prestação de serviço de cantina escolar em condições saudáveis.
Downloads
Referências
Arias Díaz, C., Blanco Fernández, N., Rodríguez Fidalgo, A., Tardón García, A., & Cueto Espinar, A. (1998). Condiciones higiénico-sanitarias de comedores escolares del municipio de Oviedo. Revista Española de Salud Pública, 72(6), 571-581. https://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S1135-57271998000600010&script=sci_abstract
Barrial Martínez, A., Barrial Martínez, A: "La educación alimentaria y nutricional desde una dimensión sociocultural como contribución a la seguridad alimentaria y nutricional", en Contribuciones a las Ciencias Sociales, diciembre 2011. https://www.fao.org/fileadmin/user_upload/red-icean/docs/Colombia%3BIceanenla%20familia%3BEAN%20sociocultural%20para%20SAN%3B2012.pdf
Benavides-Sánchez, E., Corrales-Castillo, E.J., Betancourt-Guerrero, B. (2018). Estudio de benchmarking competitivo aplicado a cuatro empresas del sector avícola colombiano. Revista Libre Empresa, 15(1), 9-28 https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.29.001
Camargo, C., & Pinzon, G. (2012). LA PROMOCIÓN DE LA SALUD EN LA PRIMERA INFANCIA: EVOLUCIÓN DEL CONCEPTO Y SU APLICACIÓN EN EL CONTEXTO INTERNACIONAL Y NACIONAL. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-00112012000500007
Cepalc. (2004). Pobreza, hambre y seguridad alimentaria en Centroamérica y Panamá. CEPAL. https://www.cepal.org/fr/node/22481
Daza, C. H. (1997). Nutrición Infantil. Colombia Médica, 28, 8. https://colombiamedica.univalle.edu.co/index.php/comedica/article/view/56
Díaz, J. C., Álvarez, C. R., & Rodríguez, Á. A. (2003). Condiciones higiénico-sanitarias de los comedores escolares de Tenerife. Hig. Sanid. Ambient. 3: 56-64 https://saludpublica.ugr.es/sites/dpto/spublica/public/inline-files/bc51015572cbe70_Hig.Sanid_.Ambient.3.56-64%282003%29.pdf
Dinero. (2016). “Rajados” en seguridad alimentaria. Cifras de seguridad alimentaria en Colombia para el 2016. http://www.dinero.com/pais/articulo/cifras-de-seguridad-alimentaria-en-colombia-para-el-2016/219321
FAO. (2012). Eduación nutricional. https://www.fao.org/ag/humannutrition/31779-02a54ce633a9507824a8e1165d4ae1d92.pdf
FAO. (2012). Foro de Expertos sobre Programas de Alimentación Escolar Sostenibles para América Lana y el Caribe. http://www.fao.org/3/a-au439s.pdf
Fiqueroa Pedraza, D. (2003). Gobiernos y seguridad alimentaria. Revista Costarricense de Salud Pública, 12(22), 42-52.
Food and Agriculture Organization Of The United Nations. (2018). EL ESTADO DE LA SEGURIDAD ALIMENTARIA Y LA NUTRICION EN EL MUNDO 2018: Fomentando la ... resiliencia climatica en aras de la seguridad alim. FOOD & AGRICULTURE ORG.
Jiménez-Benítez, D., Rodríguez-Martín, A., & Jiménez-Rodríguez, R. (2010). Análisis de determinantes sociales de la desnutrición en Latinoamérica. Nutrición Hospitalaria, 25, 18-25. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112010000900003
MEN. (2017). Por qué el PAE en el MEN - Historia—Ministerio de Educación Nacional de Colombia. https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-349950.html?_noredirect=1
Ministerio de Agricultura y Desarrollo Rural. (2018). Plan Nacional de Seguridad Alimentaria y Nutricional. https://www.icbf.gov.co/sites/default/files/pnsan.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (2013). Lineamientos técnico administrativos y estándares del programa de alimentacion escolar (pae). https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-235135_archivo_pdf_lineamientos_tecnicos.pdf
17. Ministerio de Salud. (2013). Resolución 2674 de 2013 https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/DE/DIJ/resolucion-2674-de-2013.pdf
Ministerio de Salud. (2007). Alimentacion-y-nutricion-para-la-Primera-Infancia.pdf. http://www.deceroasiempre.gov.co/QuienesSomos/Documents/4.De-Alimentacion-y-nutricion-para-la-Primera-Infancia.pdf
OMS, P. (2019). Determinantes Ambientales de Salud—OPS/OMS | Organización Panamericana de la Salud. https://www.paho.org/es/temas/determinantes-ambientales-salud
ONU (1974). Oficina del Alto Comisionado para los Derechos Humanos. Declaración universal sobre la erradicación del hambre y la malnutrición. https://www.ohchr.org/es/instruments-mechanisms/instruments/universal-declaration-eradication-hunger-and-malnutrition
Pedraza, D. F. (2004). Estado nutricional como factor y resultado de la seguridad alimentaria y nutricional y sus representaciones en Brasil. Revista de Salud Pública, 6, 140-155. https://doi.org/10.1590/S0124-00642004000200002
Polo-Carrillo, E., Cabarcas-Ariza, Y., & Marrugo-Arnedo, C. A. (2019). BPM analysis and security case study: Dining rooms Cartagena military, Colombia. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 519, 012005. https://doi.org/10.1088/1757-899X/519/1/012005
Soares, P., & Davó-Blanes, M. C. (2019). Comedores escolares en España: Una oportunidad para fomentar sistemas alimentarios más sostenibles y saludables. Gaceta Sanitaria, 33, 213-215. https://doi.org/10.1016/j.gaceta.2018.12.005
Ulloa, O. V., Romero, F. L., & Guío, F. (2019). El Programa de Alimentación Escolar mas alla de educar y nutrir. Caso Sogamoso, Boyaca. Colombia. Educere, 23(76), 779-810.
Zuleta, B., & Irastorza, X. (2012). Perfil nutricional de los menús e ingesta dietética en comedores escolares de Vizcaya. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112011000500039
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Libre Empresa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.