A formação social e humanística do componente CPA: uma leitura a partir da ética da responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.18041/libemp.2015.v12n2.24205Palavras-chave:
Princípio da Racionalização, princípio da subjetividade, ética do Mercado, ética da responsabilidade, sociologia das ausências-emergênciasResumo
Este artigo explora o significado dos assuntos relacionados com as ciências humanas e sociais em programas de contabilidade pública. Matérias necessárias para o endereço, enquanto o papel desempenhado por estes cursos de formação em estudante de contabilidade não foi suficientemente compreendidos pelos professores, instituições e estudantes. O tema é desenvolvido através de três perguntas. 1) Qual é o papel das ciências humanas e sociais nos currículos de formação de profissionais contabilistas? A resposta tensiona os princípios de racionalização e subjetividade. 2) De que posições ético é possível para resolver esta questão e quais são as implicações? Cada princípio implica uma ética e aqueles que optam por um ou outro, falar da ética do mercado ou a ética da responsabilidade. Se parte deste último, o foco é o princípio da subjetividade e, em seguida, se pergunta: 3) como realizar o princípio da subjetividade através destes assuntos, ou seja metodologicamente como você pode desenvolver o princípio da subjetividade? através das ciências humanas e sujeitos sociais nos currículos dos programas de contabilidade pública?
Downloads
Referências
Colombia : Editorial San Pablo.
2. Gómez, M. (2003). Contabilidad: Comentarios Sobre el Discurso científico y los Determinantes
Morales. Revista Innovar No 23. Facultad de Ciencias Económicas. Universidad
Nacional de Colombia., 109-120.
3. Harvey, D. (1998). La condición de la posmodernidad: Investigación sobre los orígenes del
cambio cultural. Buenos Aires Argentina: Amorrortu Editores.
4. Hinkelammert, F. (2001). Las inauditas pretensiones de la Globalización: de la aldea global
al mercado mundo. Recuperado el 3 de junio de 2015, de Economía y sociedad: http://
www.revistas.una.ac.cr/index.php/economia/article/view/1422/1342
5. Hinkelammert, F. (2005). El sujeto y la ley. El retorno del sujeto reprimido. Herida Costa
Rica: Editorial Universidad Nacional Herida-EUNA. Primera edición 2003. Primera reimpresión
2005.
6. Hinkelammert, F., & Mora, H. (2009). Hacia una Economía para la Vida. San José de Costa
Rica.: Editorial Departamento Ecuménico de Investigación DEI, Primera edición 2005.
Edición revisada y aumentada 2009.
7. Mills, C. W. (2003). La promesa. La imaginación sociológica. E. México. : Primera edición
en inglés, 1959 Tercera edición revisada, 2003 Fondo de Cultura Económica.
8. Ospina, C. M., Gómez , M., & Rojas, W. (2014). La constitución de la subjetividad en la
educación contable: del proceso implícito a la visibilización de sus impactos. Cuadernos
de Contabilidad, 187-211.
9. Rojas, W. (2007). Contribución de las ciencias sociales y humanas a la formación del
contador público. Revista Internacional Legis de Contabilidad & Auditoría Legis Editores.
Bogotá, 145-172.
10. Rojas, W. (2008). Congoja por una educación contable fútil. Contaduría Universidad de
Antioquia, Editorial Universidad de Antioquia.
11. Santos, B. d. (2005). El milenio huérfano: ensayos para una nueva cultura política. Bogotá.
Colombia: Editorial Trota/ILSA.
12. Santos, B. d. (2009). Una epistemología del Sur . Buenos Aires, Argentina : CLACSO Siglo
XXI editores.
13. Smith, A. (1776/2011). Investigación sobre la naturaleza y causas de la riqueza de las naciones
(«La riqueza de las naciones»). Madrid, España: Alianza editorial. Tercera edición.
14. Touraine, A. (2000). Crítica de la modernidad. Santafé de Bogotá.: Fondo de cultura
económica. Primera reimpresión.
15. Weber, M. (1999). El político y el científico. Ediciones Coyoacán S.A de C.V. Quinta edición.
16. Weber, M. (2014). La ética protestante y el espíritu del capitalismo. México D. F.: Fondo
de cultura económica. Primera edición en Alemán 1904. Primera reimpresión 2014.
17. Zemelman, H. (2002). El conocimiento como desafío posible. Recuperado el 20 de mayo
de 2015, de Instituto Politécnico Nacional. México: http://upedagogica.edu.bo/wp-content/uploads/2015/12/3.-Zemelman-Hugo-Conocimiento-Como-Desafio-Posible.pdfWilliam Macías-Orozco