A investigação como prática pedagógica na sala de aula de contabilidade, uma dissertação da sua contribuição para o desenvolvimento social
DOI:
https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2019v16n2.6609Palavras-chave:
Conhecimento, ciência, desenvolvimento social, prática pedagógica, investigação formativaResumo
A geração do conhecimento é a pedra angular dos processos de desenvolvimento, a ascensão da tecnologia combinada com a priorização da investigação, da ciência e do seu desenvolvimento nos países levou ao que conhecemos hoje como a sociedade do conhecimento. É válido e necessário discutir o processo de investigação, a priorização das suas etapas, e igualmente a reflexão sobre o papel que a investigação tem como prática pedagógica na sala de aula de contabilidade para a geração de desenvolvimento social. Com base na abordagem qualitativa da investigação documental e adoptando uma postura crítica em relação às teorias e competências de investigação, o artigo propõe estratégias que, a partir das práticas didácticas e educativas, promovem a geração de competências de investigação como elemento fundamental para o desenvolvimento de uma visão transformadora da profissão.
Downloads
Referências
Agudelo Henao, Luis Fernando. (2006). Actividades multimediales para el desarrollo de competencias en contabilidad, una mirada desde los modelos pedagógicos constructivista y conceptual. En: Cuarto foro nacional de educación contable. Manizales, Colombia.
Barrueco Gallardo, L. (2010). El método sistémico estructural-funcional en las investigaciones educativas. Cuba: s/e.
Boisier, S. (2005). ¿Hay espacio para el desarrollo local en la globalización? Revista de la Cepal, 47-62 https://www.cepal.org/es/publicaciones/11068-hay-espacio-desarrollo-local-la-globalizacion
Cardona Arteaga, J., Zapata Monsalve, M. A. (2006). Educación contable: antecedente, actualidad y prospectiva. Asociación Colombiana de Facultades de Contaduría Pública-ASFACOP- 276 páginas
Carr, Wilfred (1995). Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica, Madrid, Morata. https://rfdvcatedra.files.wordpress.com/2019/02/carr-2002-una-teoria-para-la-educacion-hacia-una-investigacion-educativa-critica-pdf.pdf
Carvalho, J. y otros. (2006). Recreando el currículo. Medellín. Universidad de Antioquia.
Ceballos Rincón, O. I., & Mejía Soto, E. (2016). Medición contable de la sustentabilidad organizacional [Método circulación]. Un enfoque desde la Teoría Tridimensional de la Contabilidad. Libre Empresa, 13(1), 127–142. https://doi.org/10.18041/libemp.2016.v13n1.25105
Cubides, Humberto. (2004). Formación del sujeto político. Escuela, medios y nuevas tecnologías de la comunicación y la información. En Laverde, María C. y otros. Debates sobre el sujeto. Bogotá: Universidad Central – Siglo del Hombre Editores. pp. 105-127.
García Duque, C. E. (2010). ¿Qué significa hacer “pensamiento contable”? Elementos para la comprensión de algunos problemas teóricos involucrados en tal actividad. Lúmina, (10), 98-114. https://doi.org/10.30554/lumina.10.1205.2009
García Jiménez, M. D. (2012). Lenguaje pedagógico, filosofía e investigación: Relación con la construcción de pensamiento y cultura académica en contabilidad. Lúmina, 152-166.
INEGI- Instituto Nacional de Estadística, Geografía e Informática. (2005). Curso de Metodología de la Investigación. México: INEGI. https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxhcGVydHVyYW51dHJpdGl2YXxneDo0YmMwNTgxM2I4NzczZDgy
León Paime, E. F. (2013). La investigación en educación contable: breve historia y revisión internacional. Lúmina, 228-261.
Moral Santaella, C. (2006). Criterios de validez en la investigación cualitativa actual. Revista de Investigación Educativa, 146-164.
Nickerson, R., Perkins, D., y Smith E. (1987). Enseñar a pensar. Traducción al castellano. Barcelona, España: Paidós.
Patiño, R. A., & Santos, G. (2009). La investigación formativa en los Programas de Contaduría Pública, caso Colombia. Capic Review, vol. 7 p. 23-34. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3736534
Pérez, V. G., y Pinto Perry, G. R. (2015). La investigación contable como herramienta didáctica en la docencia de la contabilidad. Ciencias Administrativas, (7). https://revistas.unlp.edu.ar/CADM/article/view/2037
Quijano-Valencia, Olver (2002). Nuevos tiempos, nuevas competencias. De las monocompetencias a la policognición. En Olver Quijano-Valencia, Édgar Gracia-López, Guillermo León Martínez-Pino, Efrén Danilo Ariza-Buenaventura & William Rojas-Rojas. Del hacer al saber. Realidades y perspectivas de la educación contable en Colombia. Popayán: Universidad del Cauca.
Restrepo, B. (s.f.). Conceptos y aplicaciones de la investigación formativa, y criterios para evaluar la investigación científica en sentido estricto. https://www.epn.edu.ec/wp-content/uploads/2017/03/Investigaci%C3%B3n-Formativa-Colombia.pdf
Rojas Rojas, W. (2002). La educación contable en Colombia: 1960 – 2000: al servicio de la afaternidad económica moderna. Cuadernos De Administración, 18(28), 15-48. https://doi.org/10.25100/cdea.v18i28.129
Ruiz, R. (2007). El método científico y sus etapas. México: s/e. http://www.index-f.com/lascasas/documentos/lc0256.pdf
Suárez Pineda, J. A. (2001) Cosmovisión social de la contabilidad como disciplina científica (Segunda parte). En: Revista Legis del contador. Abril- Junio, 2001. no. 06, p. 141-198.
Tiana Ferrer, A. (2005). La investigación histórica sobre los manuales escolares en españa: el proyecto manes. https://hum.unne.edu.ar/investigacion/educa/alfa/UNEDA[1].Tiana.pdf
Tamayo Alzate, O. E. y Orrego C., M. (2005). Aportes de la naturaleza de la ciencia y del contenido pedagógico del conocimiento para el campo conceptual de la educación en ciencias. Revista Educación y Pedagogía, XVII(43). p. 13-25. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/6051
Torres Salinas, D., Robinson-Garcia, N. y Cabezas-Clavijo, A. (2012). Compartir los datos de investigación en ciencia: introducción al data sharing. El Profesional de la Información, vol. 21, n. 2. http://www.elprofesionaldelainformacion.com/contenidos/2012/marzo/08.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Libre Empresa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.