A Institucionalidade do Conhecimento Académico na Formação de Profissionais em Economia do Século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2019v16n2.6607

Palavras-chave:

Formação, profissional em economía, políticas educacionais, modelo educacional, governamentalidade, currículo

Resumo

Objetivo. Abordar as disciplinas lecionadas em programas de economia, a fim de entender a matéria implícita do conhecimento acadêmico. Foi feita uma visão histórica das instituições acadêmicas dos programas de economia em duas universidades líderes do país: a Universidade Nacional, por ser de natureza nacional, e a Universidade Xaverian, gerente do primeiro programa formal de economia do país. Método. A análise documental é constituída como método de pesquisa. Foucault (1979) se propôs a reconstruir o passado, mas no intuito de uma dialética linear, ao mesmo tempo articulada com a dinâmica temporal dos acontecimentos que os constituem e que Peñaloza (2009), enquadrou-o em dois campos: Empírico e Teórico. Resultados. Foram encontradas políticas educacionais ideológicas baseadas em governamentalidade, economia e poderes privados, contextualizados em regulamentos. Conclusões e discussão. O profissional da economia foi submetido às contundentes recomendações das empresas transnacionais, tornando-se “fazedor”, conselheiro, executor e controlador institucional, de caráter legítimo que acusa o rigor da sua formação pontual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Arévalo Galindo, N. (2015). Huellas de la educación contable a inicios del siglo XX. Saber, Ciencia Y Libertad, 10(2), 195-204. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2015v10n2.795

Atehortúa Cruz, A. L. (2012). La influencia del Banco Mundial en las políticas educativas de Colombia. Pedagogía y Saberes, (36), 69-79. Universidad Pedagógica Nacional Facultad de Educación. https://doi.org/10.17227/01212494.36pys69.79

Caballero, C. (2016). La economía colombiana del Siglo XX: Un recorrido por la historia y sus protagonistas. Bogotá: Penguin Random House Grupo Editorial Colombia

Castell, M. (2000). Globalización, sociedad y política en la era de la información. Bitácora Urbano-Territorial. http://bdigital.unal.edu.co/22233/1/18812-61226-1-PB.pdf

Ceballos Rincón, O. I., & Mejía Soto, E. (2016). Medición contable de la sustentabilidad organizacional [Método circulación]. Un enfoque desde la Teoría Tridimensional de la Contabilidad. Libre Empresa, 13(1), 127–142. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6483426 https://doi.org/10.18041/libemp.2016.v13n1.25105

CEPAL, D. (1990). UNESCO 1992 “Declaración Mundial de Educación para Todos”. Educación y Conocimiento: Eje de la transformación productiva con equidad. https://www.cepal.org/es/publicaciones/2130-educacion-conocimiento-eje-la-transformacion-productiva-equidad

Cisneros, M. y Vega, V. (2012). En busca de la calidad educativa a partir de los procesos de lectura y escritura. Revista de Literatura y Lingüística, (25), 311-313. https://doi.org/10.4067/S0716-58112012000100017

Congreso de Colombia. (8 de febrero de 1994) Ley General de Educación. [Ley 115 de 1994]. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=292

Congreso de Colombia. (21 de diciembre de 2002). [Ley 715 de 1994].

Coombs, P. (1975). La crisis mundial de la educación. Barcelona: Ediciones Península.

Congreso de Colombia (15 de nov. De 1927). Disposiciones sobre la Instrucción pública. Ley 56 de 1927. Diario oficial, 2064 Bogotá. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-102998_archivo_pdf.pdf.

Congreso de Colombia (25 de abr. De 2008). Por la cual se regula el registro calificado de programas de educación superior y se dictan otras disposiciones. Ley 1188 de 2008. Diario oficial, 46.971 Bogotá. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-159149_archivo_pdf.pdf

Deleuze, G. (2012). Post-scriptum sobre las sociedades de control. Francia: Polis (En Linea). https://journals.openedition.org/polis/5509

Departamento Nacional de Planeación (2006). Plan Nacional de Desarrollo Álvaro Uribe Vélez 2002 – 2006. Bogotá D.C. Cundinamarca – Colombia. http://cdim.esap.edu.co/BancoMedios/Documentos%20PDF/pd-nacional-colombia-2002-2006-(284%20pág%20-%201.511%20kb).pdf

Departamento Nacional de Planeación (2010). Plan Nacional de Desarrollo Álvaro Uribe Vélez 2006 – 2010. Bogotá D.C. Cundinamarca – Colombia https://www.dnp.gov.co/Plan-Nacional-de-Desarrollo/PND%202006-2010/Paginas/PND-2006-2010.aspx

Departamento Nacional de Planeación (2014). Plan Nacional de Desarrollo Juan Manuel Santos 2010 – 2014. Bogotá D.C. Cundinamarca – Colombia. https://www.dnp.gov.co/Plan-Nacional-de-Desarrollo/PND-2010-2014/Paginas/Plan-Nacional-De-2010-2014.aspx

Departamento Nacional de Planeación (2018). Plan Nacional de Desarrollo Juan Manuel Santos 2014 – 2018. Bogotá D.C. Cundinamarca – Colombia. https://colaboracion.dnp.gov.co/CDT/PND/PND%202014-2018%20Tomo%201%20internet.pdf

Díaz, A. (1994). Curriculum y evaluación escolar. Buenos Aires: Instituto de Estudios y Acción Social.

Duarte, J. (1996). La debilidad del Ministerio de Educación y la politización de la educación en Colombia: Dos problemas a enfrentar en el Plan Decenal. Coyuntura Social, (14), 145 – 167. https://www.repository.fedesarrollo.org.co/handle/11445/1826

Duarte, J. (2003). Educación Pública y Clientelismo en Colombia. Universidad de Antioquia. Medellín: Clío Editorial.

Faure, E. (1973). Aprender a Ser . Universitaria.

Foucault, M. (1979). La arqueología del saber. México: Siglo XXI.

Foucault, M. (1990).Vigilar y castigar: nacimiento de la prisión. Siglo XXI.

Foucault, M. (2006). Seguridad, Territorio, Población. Argentina: Fondo de cultura económica.

Foucault, M. (2010). Nacimiento de la biopolítica. Buenos Aires: Fondo de cultura económica.

García, Garduño J. M. (1995). Los pioneros de la teoría curricular (segunda parte). La consolidación de la teoría curricular en los Estados Unidos (1912-1949). Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 25(2), 57-81. https://www.researchgate.net/publication/256198146_Los_pioneros_de_la_teoria_curricular_segunda_parte_La_consolidacion_de_la_teoria_curricular_en_los_Estados_Unidos_1912-1949

Guerrero Useda, M.A. & Gómez Paternina, D.A. (2013). Enseñanza de la ética y la educación moral, ¿permanecen ausentes de los programas universitarios? Revista electrónica de investigación educativa REDIE, 15(1), 122-135. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412013000100010

Hardt, M. & Negri, A. (2002). Imperio. Argentina: Paidós.

Iregui, A., Melo, L. & Ramos, J. (2006). La educación en Colombia: análisis del marco normativo y de los indicadores sectoriales. Revista de economía del Rosario, 9 (2), 175 – 238. https://revistas.urosario.edu.co/index.php/economia/article/view/1110

Jaramillo-Echeverri, J., Meisel-Roca, A. y Ramírez-Giraldo, M.T. (2016). La gran depresión en Colombia: Un estímulo a la industrialización 1930-1953. Cuadernos de historia económica y empresarial, (39), 1 – 46. https://doi.org/10.32468/chee.39

Kalmanovitz, S. (2015). Las condiciones políticas del crecimiento económico moderno. Capítulo 8 p. 83-91. En Breve historia económica de Colombia. Bogotá: Utadeo. https://www.utadeo.edu.co/files/node/publication/field_attached_file/pdf-_breve_historia_economica_de_colombia_ultimo_-_24-11-15.pdf

Martínez Boom, A. (2010). Profesionalización: ¿Oficio, profesión, función? Educación y Cultura, (88), 27 – 35. https://issuu.com/amboom/docs/name8dd874

Martín-Barbero, J. (2002). La crisis de las profesiones en la "sociedad del conocimiento". Nómadas 16. p.177-182 http://nomadas.ucentral.edu.co/nomadas/pdf/nomadas_16/16_13M_Lacrisisdelasprofesionesenla.pdf

Ministerio de Educación Nacional (2009). Competencias genéricas en educación superior. Boletín informativo. 1 – 20. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-92779_archivo_pdf_Boletin13.pdf

Ministerio de Minas y Energías (2012). Anuario estadístico minero colombiano 2007-2012. https://www.minminas.gov.co/anuario-estadistico-minero

Ministerio de Educación Nacional (2018). Referentes de calidad: una propuesta para la evolución del Sistema de Aseguramiento de la Calidad Viceministerio de Educación Superior. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-369045_recurso.pdf

Muñoz, M. (2012). La construcción de idea de ciudadano desde los manuales escolares, en el proceso de formación de la nación colombiana 1910 -1948. Medellín: Colombia.

Noguera, C.E. (2012). El gobierno pedagógico del arte de educar a las tradiciones pedagógicas. Grupo historia de la práctica pedagógica. Colombia: Siglo del hombre.

Pachón, A. & Ramírez, M. (2006). La infraestructura de transporte en Colombia durante el siglo XX: Una descripción desde el punto de vista económico. Banco de la República y Fondo de Cultura Económica.

Peñaloza, M.L. (2009). Pensamiento epistémico y socio antropológico del currículo: el problema de la formación universitaria en Colombia 1989 – 2009. Tesis Doctoral. Universidad de Salamanca. España. https://gredos.usal.es/handle/10366/76520

Perrenoud, P. (2011). Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar: profesionalización y razón pedagógica. Barcelona: Graó. https://coleccion.siaeducacion.org/sites/default/files/files/6_perrenoud_philippe_2007desarrollar_la_practica_reflexiva.pdf

Presidente de la República de Colombia (28 de enero de 1892). Orgánico de la Instrucción pública secundaria y profesional. Diarios oficiales 8,690, martes 26 de enero, 8,691, miércoles 27 de enero y 8,692 jueves 28 de enero de 1892. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-102505_archivo_pdf.pdf

Presidencia de la República de Colombia (10 de octubre de 1949). Organiza el Consejo Superior Permanente de Educación y se designan sus miembros para el segundo período. Diario oficial No. 27138. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-103394_archivo_pdf.pdf

Presidencia de la República de Colombia (19, de Jun. De 2002). Inspección y Vigilancia para la educación preescolar, básica y media. [Decreto 1283]. DO:/ Recuperado de http://www.sedboyaca.gov.co/descargas2008/DECRETO_1283_2002.pdf

Restrepo, B. (2006). ¿Hacia dónde va la educación superior en Colombia? Rumbos del mundo, rumbos del país y rumbos de la educación. Conferencia dentro del marco de la cohorte final de los CPL (Cursos de Pedagogía y Lasallismo) de la Universidad de La Salle. https://revistas.lasalle.edu.co/index.php/ls/article/download/1731/16 07/

Sachs, W. (1999). Planet Dialectics: Explorations in environment and development. London & New York: Zed Books.

Sachs, W. (2010). The Development dictionary (second edition). London: Zed Books.

Ramírez G., M.A & Tellez C., J.P. (2006). La educación primaria y secundaria en Colombia en el siglo XX. http://www.banrep.gov.co/docum/ftp/borra379.pdf

Universidad Nacional de Colombia (2017). Acuerdo 033 de 2007. (Acta 11 del 26 de noviembre). Consejo Superior Universitario. http://www.legal.unal.edu.co/sisjurun/normas/Norma1.jsp?i=34245

Urrutia, M. (2008). Los eslabonamientos y la historia económica de Colombia. Desarrollo y sociedad. Primer semestre, p. 67-85. https://revistas.uniandes.edu.co/doi/pdf/10.13043/dys.62.3

Zwicky, G. (1948). Posibilidades del Fondo Monetario Internacional: El acuerdo de Bretton Woods (Tesis Doctoral). Buenos Aires: S.E.

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos de Investigação

Como Citar

Peñaloza-Tello, M. L., & Forero-González, O. O. (2019). A Institucionalidade do Conhecimento Académico na Formação de Profissionais em Economia do Século XXI. Libre Empresa, 16(2), 47-63. https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2019v16n2.6607