Incidência de estilos de gestão na qualidade educacional de instituições públicas na cidade de Bogotá
DOI:
https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2018v15n2.5283Palavras-chave:
Gestão educacional, estilos de gestão, qualidade educacionalResumo
O desenvolvimento desta pesquisa é baseado em um estudo de caso múltiplo de três instituições do setor público na cidade de Bogotá, onde se baseia em um construto teórico sobre estilos de gestão, direção educacional e os fatores endógenos e exógenos que afetam o trabalho de seus gestores, bem como o impacto desses aspectos na qualidade educacional das instituições, através da execução de processos de melhoria contínua, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação Nacional de cada Plano Nacional de Desenvolvimento. Baseia-se em uma análise qualitativa, com uma abordagem hermenêutica em que a participação de professores, gestores e coordenadores das instituições é considerada relevante para investigar sua percepção e definir entre os achados, características, habilidades e dinâmicas de gestão para as quais eles devem Propender um diretor de instituições públicas do setor de educação.
Downloads
Referências
Bulgaru I. (2015). Study on management styles of the teacher. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 180 (2015) 144 – 149. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.097
Casassus, J. (2003). La escuela y la (des)igualdad. Santiago de Chile: Lom Ediciones http://bibliorepo.umce.cl/revista_educacion/2003/304/12_17.pdf
Chárriez, C. (2012) Historias de vida: Una metodología de investigación cualitativa. Revista Griot. Vol 5 (1). 50-67. https://revistas.upr.edu/index.php/griot/article/view/1775
Castro D, Gairín J, Navarro M, Barroso J, Brito Juana M, Martínez A & Molina N. (2011) Condicionantes para el ejercicio y desarrollo profesional de la dirección de centros educativos. La dirección de centros educativos en Iberoamérica. Reflexiones y experiencias. Recuperado de: http://accelera.uab.cat/documents_edo/biblio/Redage2012.pdf
Cobo, J. M (1985). El reto de la calidad en la educación. Propuesta de un modelo sistemático, Revista de Educación, 308 p.358. http://cmap.upb.edu.co/rid=1216762152687_281702653_7693/unmodelodeeducacionenambientesvirtuales_libro eav.pdf
Davis, G. A. y Thomas, M.A. (1999). Escuelas eficaces y profesores eficientes. Madrid: La Muralla. https://www.tirant.com/libreria/libro/escuelas-eficaces-y-profesores-eficientes-maria-angeles-villegas-garcia-9788471336132
Dewey, J. (1993) Cómo pensamos. Barcelona: España: Paidós. http://villaeducacion.mx/descargar.php?idtema=1341&data=5605aa_como-pensamos.pdf
Esteban, M. C & Montiel, J. U (1990) Calidad en el centro escolar. Cuadernos de Pedagogía, (186). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=35129
Fayol, H. (1986). Administración Industrial y General (3ª ed.). Barcelona: Orbis. https://isabelportoperez.files.wordpress.com/2011/11/admc3b3n_ind_y_general001.pdf
García, H. (1988). Análisis de los conceptos de coherencia docente y coherencia del centro como indiciadores de la calidad educativa», en Actas del IX Congreso Nacional de Pedagogía. http://www.terras.edu.ar/biblioteca/12/ECPI_Cano_3_Unidad_1.pdf
García J. (2002). La calidad de las instituciones educativas y algunas de sus dimensiones básicas. Revista de educación. (329) p. 105-125. http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2002/re329.html
García, N, Rojas M & Campos N. (2002). La administración escolar. San José: Costa Rica. http://www.editorial.ucr.ac.cr/educación/item/2005-la-administracion-escolar-para-el-cambio-y-el-mejoramiento-de-las-instituciones-educativas.html
García G., Slater. C y López G. (2011). El director escolar novel: estado de la investigación y enfoques teóricos. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. Vol. 9 (3). 30-50. https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/4334
González, M., & Leuro, A. (2005) La autonomía institucional como clave de desarrollo en las instituciones educativas: una mirada desde las representaciones sociales. Tesis de Maestría. Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá. https://javeriana.edu.co/biblos/tesis/educacion/tesis17.pdf
Hersey, P. y Blanchard K.H. (1982): Management of Organizational Behaviour: Utilizing Human Resources. Englewoods Cliffs: Prentice-Hall.
Katz, R. (1955) Skills of an effective Administrator. Harvard business review, 33(1), A33-A42. https://doi.org/10.1177/105960117700200419
Koontz, Harold y Welhrich, Heinz. Administración: una perspectiva global. 11a ed. México, D.F.: McGraw Hill, 1998. 796 p. ISBN 9789701020364.
Lewin, K. (1935). A dinamic theory of pernonality. New York: McGraw-Hill.
López, & Salas, H. (2009) Investigación cualitativa en administración. Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (35), 128-145. https://www.redalyc.org/html/101/10111909004/index.html
Martínez, I., Munduante, L., & Medina, F. (2008) Efectividad de los patrones de influencia. Psicothema, 20(3), 369-375. http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=3494
Merriam, S. B. (2009). Qualitative research. A guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass.
Maureira, O (2006). Dirección y eficacia escolar. Una relación fundamental. Revista electrónica iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio en educación. Vol. 4, No 4e, 1-10. https://bit.ly/2U1cYCI
Mintzberg (1975). “The manager’s role: forklore and fact”. Harvard business review, Vol. 5 (4), 49-61 https://www.redalyc.org/html/716/71611933007/index.html
Ponce A. (2005). Administración de empresas teoría y práctica. Segunda parte. Limusa. México. Recuperado de: https://www.google.com.co/search?hl=es&tbo=p&tbm=bks&q=isbn:968180273X
Restrepo. L. (2010). Ciencias de la dirección avance 1. Universidad & empresa (18), 5-9. Recuperado de: http://revistas.urosario.edu.co/index.php/empresa/article/view/1358/1221
Rosales, R (1997) Estilos de dirección y clima organizacional. Ciencias sociales (77), 141-154. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4585306
Sánchez, D. (2008). Los estilos de dirección y liderazgo: Propuesta de un modelo de caracterización y análisis. Cuadernos de administración. (38) p 103-116 Recuperado de: http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/pensamiento/article/viewFile/3194/2158
Sander, B (S/F). Nuevas tendencias en la gestión educativa. P-7-10. Recuperado de: http://www.educando.edu.do/files/4313/4643/1519/NUEVAS_TENDENCIAS_EN_LA_GESTI N_EDUCATIVA.pdf
Sandoval-Estupiñan, L., Camargo-Abello, M., Vergara, M., Quiroga, C., Pedraza, A., y Halima, F. C. (2008) Necesidades de formación de directivos docentes: un estudio en instituciones educativas colombianas. educ.educ, 11(2), 11-48. http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/rt/printerFriendly/729/1707
Seibold, J. (2000). La calidad integral de la educación. Reflexiones sobre un nuevo concepto de calidad educativa que integre valores y equidad educativa. Revista Iberoamericana de Educación, (23). Recuperado de:
http://rieoei.org/rie23a07.html
Sirisookslipa S, Ariratanaa W & Ngangc T. (2015). The Impact of Leadership Styles of School Administrators on Affecting Teacher Effectiveness. Procedia - Social and Behavioral Sciences 186 (2015) 1031 – 1037. https://core.ac.uk/download/pdf/82787010.pdf
Stake, R. E., Bresler, L., & Mabry, L. (1991). Custom and Cherishing: The Arts in Elementary Schools: Studies of US Elementary Schools Portraying the Ordinary Problems of Teachers Teaching Music, Drama, Dance, and the Visual Arts in 1987-1990. Council for Research in Music Education, School of Music, University of Illinois at Urbana-Champaign.
Venegas, P. (1993). Estilos de dirección. Ministérios de Educación Púbica. PROCAE, San José, Costa Rica.
Yukl, G. (1990) Influence tactics and objectives in upward, downward, and lateral influence attempts. Journal of applied psychology, 75(2), 132-140. http://dx.doi.org/10.1037/0021-9010.75.2.132
Verd, J. & Lozares, C. (2016) Introducción a la investigación Cualitativa. Fases, métodos y técnicas. Madrid: Editorial Síntesis, S.A. https://www.academia.edu/30347646/INTRODUCCIÓN_A_LA_INVESTIGACIÓN_CUALITATIVA._FASES_MÉTODOS_Y_TÉCNICAS