Incidência de estilos de gestão na qualidade educacional de instituições públicas na cidade de Bogotá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2018v15n2.5283

Palavras-chave:

Gestão educacional, estilos de gestão, qualidade educacional

Resumo

O desenvolvimento desta pesquisa é baseado em um estudo de caso múltiplo de três instituições do setor público na cidade de Bogotá, onde se baseia em um construto teórico sobre estilos de gestão, direção educacional e os fatores endógenos e exógenos que afetam o trabalho de seus gestores, bem como o impacto desses aspectos na qualidade educacional das instituições, através da execução de processos de melhoria contínua, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação Nacional de cada Plano Nacional de Desenvolvimento. Baseia-se em uma análise qualitativa, com uma abordagem hermenêutica em que a participação de professores, gestores e coordenadores das instituições é considerada relevante para investigar sua percepção e definir entre os achados, características, habilidades e dinâmicas de gestão para as quais eles devem Propender um diretor de instituições públicas do setor de educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bulgaru I. (2015). Study on management styles of the teacher. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 180 (2015) 144 – 149. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.097

Casassus, J. (2003). La escuela y la (des)igualdad. Santiago de Chile: Lom Ediciones http://bibliorepo.umce.cl/revista_educacion/2003/304/12_17.pdf

Chárriez, C. (2012) Historias de vida: Una metodología de investigación cualitativa. Revista Griot. Vol 5 (1). 50-67. https://revistas.upr.edu/index.php/griot/article/view/1775

Castro D, Gairín J, Navarro M, Barroso J, Brito Juana M, Martínez A & Molina N. (2011) Condicionantes para el ejercicio y desarrollo profesional de la dirección de centros educativos. La dirección de centros educativos en Iberoamérica. Reflexiones y experiencias. Recuperado de: http://accelera.uab.cat/documents_edo/biblio/Redage2012.pdf

Cobo, J. M (1985). El reto de la calidad en la educación. Propuesta de un modelo sistemático, Revista de Educación, 308 p.358. http://cmap.upb.edu.co/rid=1216762152687_281702653_7693/unmodelodeeducacionenambientesvirtuales_libro eav.pdf

Davis, G. A. y Thomas, M.A. (1999). Escuelas eficaces y profesores eficientes. Madrid: La Muralla. https://www.tirant.com/libreria/libro/escuelas-eficaces-y-profesores-eficientes-maria-angeles-villegas-garcia-9788471336132

Dewey, J. (1993) Cómo pensamos. Barcelona: España: Paidós. http://villaeducacion.mx/descargar.php?idtema=1341&data=5605aa_como-pensamos.pdf

Esteban, M. C & Montiel, J. U (1990) Calidad en el centro escolar. Cuadernos de Pedagogía, (186). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=35129

Fayol, H. (1986). Administración Industrial y General (3ª ed.). Barcelona: Orbis. https://isabelportoperez.files.wordpress.com/2011/11/admc3b3n_ind_y_general001.pdf

García, H. (1988). Análisis de los conceptos de coherencia docente y coherencia del centro como indiciadores de la calidad educativa», en Actas del IX Congreso Nacional de Pedagogía. http://www.terras.edu.ar/biblioteca/12/ECPI_Cano_3_Unidad_1.pdf

García J. (2002). La calidad de las instituciones educativas y algunas de sus dimensiones básicas. Revista de educación. (329) p. 105-125. http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2002/re329.html

García, N, Rojas M & Campos N. (2002). La administración escolar. San José: Costa Rica. http://www.editorial.ucr.ac.cr/educación/item/2005-la-administracion-escolar-para-el-cambio-y-el-mejoramiento-de-las-instituciones-educativas.html

García G., Slater. C y López G. (2011). El director escolar novel: estado de la investigación y enfoques teóricos. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. Vol. 9 (3). 30-50. https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/4334

González, M., & Leuro, A. (2005) La autonomía institucional como clave de desarrollo en las instituciones educativas: una mirada desde las representaciones sociales. Tesis de Maestría. Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá. https://javeriana.edu.co/biblos/tesis/educacion/tesis17.pdf

Hersey, P. y Blanchard K.H. (1982): Management of Organizational Behaviour: Utilizing Human Resources. Englewoods Cliffs: Prentice-Hall.

Katz, R. (1955) Skills of an effective Administrator. Harvard business review, 33(1), A33-A42. https://doi.org/10.1177/105960117700200419

Koontz, Harold y Welhrich, Heinz. Administración: una perspectiva global. 11a ed. México, D.F.: McGraw Hill, 1998. 796 p. ISBN 9789701020364.

Lewin, K. (1935). A dinamic theory of pernonality. New York: McGraw-Hill.

López, & Salas, H. (2009) Investigación cualitativa en administración. Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (35), 128-145. https://www.redalyc.org/html/101/10111909004/index.html

Martínez, I., Munduante, L., & Medina, F. (2008) Efectividad de los patrones de influencia. Psicothema, 20(3), 369-375. http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=3494

Merriam, S. B. (2009). Qualitative research. A guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass.

Maureira, O (2006). Dirección y eficacia escolar. Una relación fundamental. Revista electrónica iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio en educación. Vol. 4, No 4e, 1-10. https://bit.ly/2U1cYCI

Mintzberg (1975). “The manager’s role: forklore and fact”. Harvard business review, Vol. 5 (4), 49-61 https://www.redalyc.org/html/716/71611933007/index.html

Ponce A. (2005). Administración de empresas teoría y práctica. Segunda parte. Limusa. México. Recuperado de: https://www.google.com.co/search?hl=es&tbo=p&tbm=bks&q=isbn:968180273X

Restrepo. L. (2010). Ciencias de la dirección avance 1. Universidad & empresa (18), 5-9. Recuperado de: http://revistas.urosario.edu.co/index.php/empresa/article/view/1358/1221

Rosales, R (1997) Estilos de dirección y clima organizacional. Ciencias sociales (77), 141-154. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4585306

Sánchez, D. (2008). Los estilos de dirección y liderazgo: Propuesta de un modelo de caracterización y análisis. Cuadernos de administración. (38) p 103-116 Recuperado de: http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/pensamiento/article/viewFile/3194/2158

Sander, B (S/F). Nuevas tendencias en la gestión educativa. P-7-10. Recuperado de: http://www.educando.edu.do/files/4313/4643/1519/NUEVAS_TENDENCIAS_EN_LA_GESTI N_EDUCATIVA.pdf

Sandoval-Estupiñan, L., Camargo-Abello, M., Vergara, M., Quiroga, C., Pedraza, A., y Halima, F. C. (2008) Necesidades de formación de directivos docentes: un estudio en instituciones educativas colombianas. educ.educ, 11(2), 11-48. http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/rt/printerFriendly/729/1707

Seibold, J. (2000). La calidad integral de la educación. Reflexiones sobre un nuevo concepto de calidad educativa que integre valores y equidad educativa. Revista Iberoamericana de Educación, (23). Recuperado de:

http://rieoei.org/rie23a07.html

Sirisookslipa S, Ariratanaa W & Ngangc T. (2015). The Impact of Leadership Styles of School Administrators on Affecting Teacher Effectiveness. Procedia - Social and Behavioral Sciences 186 (2015) 1031 – 1037. https://core.ac.uk/download/pdf/82787010.pdf

Stake, R. E., Bresler, L., & Mabry, L. (1991). Custom and Cherishing: The Arts in Elementary Schools: Studies of US Elementary Schools Portraying the Ordinary Problems of Teachers Teaching Music, Drama, Dance, and the Visual Arts in 1987-1990. Council for Research in Music Education, School of Music, University of Illinois at Urbana-Champaign.

Venegas, P. (1993). Estilos de dirección. Ministérios de Educación Púbica. PROCAE, San José, Costa Rica.

Yukl, G. (1990) Influence tactics and objectives in upward, downward, and lateral influence attempts. Journal of applied psychology, 75(2), 132-140. http://dx.doi.org/10.1037/0021-9010.75.2.132

Verd, J. & Lozares, C. (2016) Introducción a la investigación Cualitativa. Fases, métodos y técnicas. Madrid: Editorial Síntesis, S.A. https://www.academia.edu/30347646/INTRODUCCIÓN_A_LA_INVESTIGACIÓN_CUALITATIVA._FASES_MÉTODOS_Y_TÉCNICAS

Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Incidência de estilos de gestão na qualidade educacional de instituições públicas na cidade de Bogotá. (2018). Libre Empresa, 15(2), 55-74. https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2018v15n2.5283