Modelo de comunicação para processos de alta qualidade em uma instituição de ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.18041/1657-2815/libreempresa.2018v15n2.5269Palavras-chave:
Alta Qualidade, Renovação de Registros Qualificados, Estratégias de Comunicação, Modelo de ComunicaçãoResumo
Dadas as necessidades de comunicação de uma instituição de ensino tecnológico na cidade de Santiago de Cali, Valle del Cauca, um exercício investigativo estava planejando para projetar um modelo que permitisse a alça centro de treinamento de forma otimizada processos comunicativos foi desenvolvido Escritório de Alta Qualidade, pois foi identificado que não possuía um padrão que permitisse gerar espaços de interação entre os membros da comunidade acadêmica. Neste sentido, a pesquisa foi descritiva com abordagem mista, o que permitiu identificar o desenvolvimento do processo de comunicação da dependência acima mencionado e atores relacionados olhar. Finalmente, após a coleta e análise das informações, um modelo poderia ser estruturado para fortalecer os processos de comunicação em torno dos processos de credenciamento e renovação de registros qualificados da referida instituição. Este modelo é de grande importância, uma vez que o planejamento, avaliação e controlo de estratégias de comunicação nestas instituições pode atingir os objectivos e são a base para a realização do trabalho a curto, médio e longo prazo.
Downloads
Referências
Aguilera, J. (16.01. 2008). Comunicación y calidad: un cambio en la cultura comunicativa. Gestiópolis. Recuperado de https://www.gestiopolis.com/comunicacion-para-calidad- cambio-cultura-comunicativa/
Alcalde, P. (2009). Calidad. Recuperado de https://books.google.com.co/booksid=M4KKceSe3f4C&printsec=frontcover&dq=calidad&hl=es&sa=X&ved=0ahUKEwiR3YG1-Zb QAhUFZCYKHVq2BP0Q6AEIHzAB#v=onepage&q&f=false
Andrade, H. (2005). Comunicación organizacional interna: proceso, disciplina y técnica. Recuperado de https://books.google.com.co/booksid=bwelcBnPNuoC&printsec=frontcover&dq=comunicacion+organizacional&hl=es&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwi8q7y_o5X QAhXDRCYKHWqFAHAQ6AEIIjAA#v=onepage&q&f=false
Camisón, C.; Cruz, S. & González, T. (2006). Gestión de la Calidad: concepto, enfoques, modelos y sistemas. Recuperado de https://porquenotecallas19.les.wordpress.com/2015/08/gestion-de-la-calidad.pdf
Castillo, E. (2005). Escala Multidimensional SERQUAL. Gestiópolis. Recuperado de https://www.gestiopolis.com/escala-servqual-para-medir-la-calidad-en-el-servicio/
Centro Virtual Cervantes, (s.f.). Definición de Estrategia Comunicativa. Recuperado de http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/estratcom.htm
Centro Virtual Cervantes. (s.f.). Definición de Retroalimentación. Recuperado de http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/retroalimentacion.htm
Fajardo, L. A. (2009). A propósito de la comunicación verbal. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=21916691006
García, A. (2012). Cuando el cuerpo comunica, manual de comunicación no verbal (Tesis de pregrado). Recuperado de https://riunet.upv.es/bitstream/handle/10251/18459/MEMORIA2.pdf?sequence=1
García, M.; Martínez, C.; Martín, N. & Sánchez, L. (2016). La Entrevista. Universidad Autónoma de Madrid. Recuperado de https://uam.es/personal_pdi/stmaria/jmurillo/ Met_Inves_Avan/Presentaciones/Entrevista_(trabajo).pdf
Garrido, F. J. (2004). Comunicación Estratégica. Recuperado de https://books.google.com.co/booksid=ExsB8NQZ0uUC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&c ad=0#v=onepage&q&f=false
Garrido,F.J.(2008).Comunicación de la Estrategia. Barcelona, España: Ediciones Deusto.
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2006). Metodología de la Investigación. Recuperado de https://es.scribd.com/doc/38757804/Metodologia-de-La-Investigacion-Hernandez-Fernandez-Batista-4ta-Edicion
Ministerio de Educación Colombiano. (2017). Definición de Registro Calificado. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/sistemasdeinformacion/1735/article-241150.html
Ongallo, C. (2007). Manual de Comunicación. Guía para gestionar el conocimiento, la información y las relaciones humanas en las organizaciones. Recuperado de http://www.galeon.com/anacoello/parte1lib3.pdf
Parasuraman, Valarie A. Zeithaml, Leonard L. Berry (Autumn,1985). A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research. The Journal of Marketing, 49 (4). 41-50. Disponible en http://www.jstor.org/stable/1251430
Pérez, R. A. (2008). Estrategias de Comunicación. Bogotá, Colombia: Ariel Comunicación.
Real Academia Española. (2014). Definición de Fuente. Recuperado de http://dle.rae.es/?id=IYZhVtl
RealAcademiaEspañola.(2014).Definición de Receptor. Recuperado de http://dle.rae.es/?id=VPm7M2t
Real Academia Española. (2017). Definición de Mensaje. Recuperado de http://dle.rae.es/?id=OvO0obY
Ramírez, D.; Gartner, L.; Bernal, J.; Zapata, A.; Vallejo, F.; Prieto, P. & Langebaek, C. (2013). Definición de Acreditación de Alta Calidad. Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de https://www.cna.gov.co/1741/articles-186359_pregrado_2013.pdf
Rodrigo, M. (s.f.). Modelos de la comunicación. Portal de la Comunicación UMB. Recuperado de http://portalcomunicacao.com/download/20.pdf
Universidad San Martín de Porres(s.f.).ModelodeCalidad.Recuperadodehttp://www.administracion.usmp.edu.pe/ice/actividades-nivel-interno/modelo-calidad/
Yáñez, C. M. (2000). Sistema de Gestión de Calidad con base en la Norma ISO 9001. Internacional Evento, 1, p. 1. Recuperado en http://internacionaleventos.com/articulos/articuloISO.pdf