Estratégias inovadoras usadas pelas PMEs industriais da Comuna 14 de Medellín, 2013
Resumo
O mundo globalizado exige que as empresas com altos níveis de inovação que geram valor agregado, em termos de potencial exportador as PMEs colombianas devem procurar um fator diferenciador que as torne mais competitivas e gerar crescimento, não só para essas empresas, mas também para o país. Como fazer com que as PMEs aumentem o valor de seus produtos e serviços? Como incorporar o valor do conhecimento por toda a organização? Esse artigo pretende introduzir alguns conceitos úteis para entender melhor a complexa realidade das pequenas e médias empresas no mercado atual.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
1. Amabile, Teresa. (1999) How to kill Creativity. Harvard Business Review on Breakthrough Thinking.
2. Arango, L.G. (2000). Innovación y cultura en las organizaciones de la región andina. En: Innovación y cultura de las organizaciones en tres regiones de Colombia. Corporación Calidad, Febrero, 2000. p. 219-281.
3. Boyett, J.H., Boyett J.T., Hablan los gurús. Trad. Betty Trabal. Bogotá, Editorial Norma, 1999. p. xi y ss.
4. Hamel G., (2000) Liderando la revolución. Trad. Jorge Cárdenas, ed. Norma S.A., Bogotá.
5. Handscombe, R.S. y Norman, P.A. Liderazgo estratégico. Serie McGraw/Hill de Management. Trad, Michel Angstadt. Madrid, McGraw/Hill Interamericana de España, 1993.
6. Handscombe, R.S. y Norman P.A., (1993) Liderazgo estratégico. Trad. Michel Angstadt, McGraw- Hill, Madrid.
7. María y Campos M., (1993) Hacia un desarrollo de las micro y pequeñas industrias compatible con el cuidado del ambiente. En: Comercio Exterior, Junio, México p 517.
1. http://observatorioredesempresariales.wordpress.com/2011/11/07/casos-de-empresas-colombianasque- usan-la-innovacion-para-promover-la-exportacion/}
2. http://www.bogota.gov.co/article/en-colombia-300-pymes-se-capacitar%C3%A1n-para-obtenercertificaci% C3%B3n-en-innovaci%C3%B3n 3. http://www.portafolio.co/opinion/pymes-avanzada
2. Arango, L.G. (2000). Innovación y cultura en las organizaciones de la región andina. En: Innovación y cultura de las organizaciones en tres regiones de Colombia. Corporación Calidad, Febrero, 2000. p. 219-281.
3. Boyett, J.H., Boyett J.T., Hablan los gurús. Trad. Betty Trabal. Bogotá, Editorial Norma, 1999. p. xi y ss.
4. Hamel G., (2000) Liderando la revolución. Trad. Jorge Cárdenas, ed. Norma S.A., Bogotá.
5. Handscombe, R.S. y Norman, P.A. Liderazgo estratégico. Serie McGraw/Hill de Management. Trad, Michel Angstadt. Madrid, McGraw/Hill Interamericana de España, 1993.
6. Handscombe, R.S. y Norman P.A., (1993) Liderazgo estratégico. Trad. Michel Angstadt, McGraw- Hill, Madrid.
7. María y Campos M., (1993) Hacia un desarrollo de las micro y pequeñas industrias compatible con el cuidado del ambiente. En: Comercio Exterior, Junio, México p 517.
1. http://observatorioredesempresariales.wordpress.com/2011/11/07/casos-de-empresas-colombianasque- usan-la-innovacion-para-promover-la-exportacion/}
2. http://www.bogota.gov.co/article/en-colombia-300-pymes-se-capacitar%C3%A1n-para-obtenercertificaci% C3%B3n-en-innovaci%C3%B3n 3. http://www.portafolio.co/opinion/pymes-avanzada
Downloads
Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Artículos
Como Citar
Estratégias inovadoras usadas pelas PMEs industriais da Comuna 14 de Medellín, 2013. (2013). Libre Empresa, 10(1), 93-104. https://revistas.unilibre.edu.co/index.php/libreempresa/article/view/2987