Dissertações ontológicas: descolonizar o eu, re-significando e dirigindo nosso trabalho intelectual com conhecimentos ancestrais
DOI:
https://doi.org/10.18041/1794-7200/clj.2021.v18n1.7936Palavras-chave:
Ontologia, ancestralidade, sensibilidade etnográficaResumo
Este artigo é uma reflexão sobre o que se aprofunda na expressão think-us em referência ao que estamos sendo na perspectiva das ontologias do presente, em termos de conhecimento ancestral, mas que são a própria raiz do conhecimento que protege a vida e suas múltiplas formas de ser e habitar o mundo. O ponto de partida é a questão: Quais são a sobrevivência e a persistência dos ancestrais nas práticas agroalimentares da vida camponesa como ontologias do presente? Estas preocupações estão enquadradas na linha de pesquisa de diferenças epistêmicas e subjetividades ontológicas e trabalhadas a partir da compilação e escuta das histórias de vida das mulheres que lembram modos de vida camponeses, concentrando-se em três referências: epistemológica, metodológica e política, em termos de significados de sentido. Chegamos a uma conclusão e a uma abertura na qual afirmamos que as relações e tensões que se apresentam como conflitos socioambientais entre a policultura herdada e a monocultura instalada são conseqüência do compartilhamento de espaços e atividades dentro de um mesmo território, mas com interesses totalmente diferentes na vida, de modo que uma ação de um sistema produtivo afeta com múltiplos impactos tanto os povos ancestrais como a própria vida e o meio ambiente, exigindo assim a criação da teoria ou "ciência própria" da América Latina.
Downloads
Referências
Agamben, G. (2007). Infancia e historia. Destrucción de la experiencia y origen de la historia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.
Arocha, J. (2002). Muntu y Anase amortiguan la diáspora afrocolombiana. Palimpsesto, 2, 92 -103.
Belalcázar Valencia JG, Botero Caicedo YA, Nieto Gómez LE, Giraldo-Díaz R, Others. Entre las epistemologías otras: en lugar de la otredad, la emergencia de la mismidad. Cali: Universidad Libre de Cali; 2018. https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/15661.
Cusicanqui Rivera, S. (1986). Oprimidos, pero no vencidos. Segunda edición: La Paz, Hisbol.
Corona Berkin, S. (2019). Producción horizontal de conocimiento. Editorial Universidad de Guadalajara, FLACSO-Ecuador, UNSAM Edita, Editorial UCR.
Chakrabarty, D. (2004). Provincializar a Europa. New Jersey: Princeton University Press.
Fanon, F. (2006). Los condenados de la tierra. Rosario, Argentina: Kolectivo Editorial Último recurso.
Foucault, M. 1984. Las palabras y las cosas. Barcelona, Planeta - Agostini.
Foucault, M. 1984. “Topologías”, Fractal nº 48, enero-marzo, 2008, año XII, volumen XIII, pp. 39-62. Traducción Rodrigo García.
Giraldo-Díaz R, Botero-Caicedo YA, Nieto-Gómez LE, Belalcázar-Valencia JG, Leudo-Zárate G. (2018). Memorias y espacios vitales: unas víctimas anónimas del conflicto armado en Colombia. Cali: Universidad Libre de Colombia. https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/15678.
Giraldo-Díaz, R., Nieto, L. y Sánchez, W. (2018) “Modelos de desarrollo rural y Zonas de Reserva Campesina: Una experiencia de autonomía comunitaria en Pradera, Valle del Cauca”, en La nueva gestión pública frente a los desafíos de Colombia en el siglo XXI. Universidad. Cali, pp. 91–105. doi: https://doi.org/10.18041/978-958-5545-20-5.
Giraldo-Díaz, R., Nieto-Gómez, L., Sanclemente, Ó., & Quiceno-Martínez, Á. (2018). Evaluación de sustentabilidad en agroecosistemas familiares campesinos del corregimiento de San Isidro, Pradera, Valle del Cauca, Colombia. En M. Astier & E. Arnés (Eds.), Sostenibilidad en Sistemas de Manejo de Recursos Naturales en Países Andinos (pp. 123–150). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura UNESCO UNAM, CIGA Centro de Investigaciones en Geografía Ambiental de la Universidad Nacional Autónoma de México. http://www.ciga.unam.mx/publicaciones/images/abook_file/MESMIS.pdf
González, O. y Carro, S. (2016). La apertura ontológica de la antropología contemporánea. Revista de Dialectología y Tradiciones Populares LXXI (1):101-128.
Hall, S. (1992). The Rest and the West: Discourse and Power. En: Hall and Gieben (eds.), Formations of Modernity. pp.275-332. London: Polity Press. Traducción Ana Díaz.
Latour, B. (1994). Nunca hemos sido modernos. Boston: Harvard University Press.
Lewis, Oscar (2006). Antropología de la pobreza. Fondo de cultura económica. México. Segunda Edición.
Nieto-Gómez, L. E., Giraldo-Díaz, R. y Vallejo, J. L. (2015) El Cambio de Paisaje y la Agroecología como alternativa a la crisis Ambiental contemporánea. Bogotá: Universidad Nacional Abierta y a Distancia UNAD. Disponible en: https://repository.unad.edu.co/handle/10596/19312.
Salazar Manrique, B., y Molina, V. P. (2017). La identidad campesina y la estética del arraigo como resistencia. Criterio Libre Jurídico, 14(2), 107–113. https://doi.org/10.18041/1794-7200/criteriojuridico.2017.v14n2.1632.
Sánchez, W. (2015) “Sabiduría ancestral y nuevas ruralidades”, en Ciudadanía ambiental, crisis de la agricultura convencional y desafíos para una agroecología orientada como desarrollo rural. Bogotá: Universidad Nacional Abierta y a Distancia UNAD, pp. 59–62. Disponible en: https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/book/article/view/1321.
Sánchez Jiménez, W., Rosas Martínez, R. y Giraldo-Díaz, R. (2018) Relatos insurgentes. Entre certezas e incertidumbres. Cali: Universidad Libre de Cali. doi: https://doi.org/10.18041/978-958-5545-27-4.
Sánchez Jiménez, W. et al. (2018) Relatos cimarrones: las oralituras rebeldes del Pacífico. Cali: Universidad Libre de Cali. Disponible en: https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/15660.
Sánchez Jiménez, W. et al. (2015) Ontología del presente y Construcción de un Carácter en Michel Foucault. Cali: Universidad Libre de Cali. Disponible en: https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/15676.
Sánchez-Jiménez W, Nieto-Gómez L, Cabrera-Otálora MI, Panesso-Jiménez F, Giraldo-Díaz R. La Comida de los pueblos y el sistema agroalimentario mundial. Criterio Libre Jurídico. 2020;16(2):56–74. doi:https://doi.org/10.18041/1794-7200/clj.2019.v16n2.6400
Victoria Russi, Á. M. et al. (2020) Agroecología para sanar las heridas de la guerra en comunidades afectadas por el conflicto político, social y armado en Colombia. Cali: Universidad Libre Seccional Cali. Disponible en: https://repository.unilibre.edu.co/handle/10901/19489?locale-attribute=es.
Viveiros de castro, E. (2004). Perspectivismo y multinaturalismo en la América indígena. En Tierra adentro: territorio indígena y percepción del entorno, editado por Alexandre Surrallés y Pedro García, 37-80.
Zemelman, H. (2007). Necesidad de Conciencia: Un mundo de construir conocimiento. México: Colegio de México, Escuela Superior de Michocán, Universidad Veracruzana. Editorial Anthropos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Criterio Libre Jurídico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.