Fatores que influenciam a seleção de mecanismos de planejamento de sucessão propriedade em negócios de empresas familiares em Cali

Autores

  • José Bernardo Betancourt Ramírez
  • Helder Barahona Urbano
  • Luis Fernando Parra Villanueva
  • Diógenes Lagos Cortés

DOI:

https://doi.org/10.18041/libemp.v23n1.23101

Palavras-chave:

Sucessão, a propriedade, os mecanismos, os fatores, o negócio da família, armadilhas

Resumo

A sucessão de propriedade vem ganhando importância na área de negócio de família, porque este processo afeta diretamente a sua continuidade dentro da mesma família. Este estudo quantitativo tem como objetivo identificar os fatores que mais influenciam o fundador durante a seleção dos mecanismos para a sucessão do patrimônio de seu negócio de família na cidade de Cali. Embora nenhuma influência significativa dos fatores identificados, o estudo identificou o fator de Cultura, definida como a presença de armadilhas familiares ou más práticas dessas organizações, está presente em todas as empresas da amostra. Finalmente, algumas recomendações são fornecidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Aronoff, C. E. (1998). Megatrends in family business. Family Business Review, 11 (3), 181-186.
2. Asamblea Legislativa de Panamá (1995, 12 de junio). Ley 25.
3. Astrachan, J. H. y Shanker, M. (1995). Family businesses in the US economy. Costa Mesa, CA:
The Center for the Study of Taxation.
4. Astrachan, J. y Tutterow, R. (1996). The effect of estate taxes on family business: Survey results.
Family Business Review, 9 (3), 303-314.
Betancourt, et al.
26 Universidad Libre - Cali
5. Ayres, R. (1990). Rough family justice: Equity in family business succession planning. Family
Business Review, 3 (1), 3-22.
6. Ayres, R. (1996). Estate planning for the family-owned business: It is not really “Mission
Impossible”. En C. E. Aronoff, J. L. Ward y J. H. Astrachan (Eds.), Family Business Sourcebook
II. (pp. 146-151). Georgia: Business Owner Resources.
7. Barahona, H. (2011). Dissertation “Research Proposal”, Estudio Etnográfico sobre los factores de
vinculación de los sucesores en las empresas de familia pymes colombianas en el año 2011-2012.
Swiss Management University, Zug, Junio de 2012.
8. Betancourt, J.B., Gómez, G. & López, M.P. (2011). Aproximación a los factores que influyen en
la visión estratégica del patrimonio en las empresas familiares colombianas. Revista Estudios
Gerenciales. 27(120), 165-183.
9. Cabrera-Suárez, K. (2005). Leadership transfer and the successor’s development in the family firm.
The Leadership Quarterly, 16, 71-96.
10. Cámara de Comercio de Cali. (2010). Nuevas rutas empresariales, ¡Más y mejores empresas!,.
Extraído el 11 de noviembre de 2010, desde http://www.ccc.org.co/rutapymes.html
11. Carlock, R. y Ward, J. (2001). Strategic planning for the family business: Parallel planning to unify
the family and business. Londres: Palgrave.
12. Carregal, M. (1982). El fideicomiso regulación jurídica y posibilidades prácticas. Buenos Aires:
Universidad.
13. Danies, R. (2005). Trabajo de estadística sobre sociedades de familia en Colombia. Superintendencia
de Sociedades, Bogotá, Colombia, P 10.
14. Daníes, R. (2006). Sociedades de familia en Colombia año 2005. Bogotá: Superintendencia de
Sociedades.
15. Dyer, W. y Sánchez, M. (1998). Current state of family business: Theory and practice as reflected.
Family Business Review, 11 (4), 287-295.
16. Eisenhardt, K. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management
Review, 14 (4), 532–550.
17. Eisenhardt, K. and Graebner, M. (2007). Theory building from cases: opportunities and challenges.
Academy of Management Journal, 50 (1), 25-32.
18. Gaitán, A. y Castro, J. D. (2001). Sociedades de familia en Colombia. Bogotá: Superintendencia
de Sociedades.
19. Gallo, M. (1995). La empresa familiar: textos y casos. Barcelona: Estudios y Ediciones IESE.
20. Gómez, G., López, M. y Betancourt, J. (2008). Estudio exploratorio de los factores que influyen
en la selección de un mecanismo de sucesión patrimonial en las empresas familiares colombianas.
Cuadernos de Administración, 21 (37), 269-292.
21. Gómez, G., López, M.P. y Betancourt, J.B. (2009). Estudio exploratorio sobre la influencia de la
visión familiar y la visión patrimonial en el crecimiento en ventas de la empresa familiar colombiana.
Cuadernos de Administración. 22(39), 163-190.
22. Gómez-Betancourt, G (2010). ¿Cómo construir un legado familiar? Un modelo para tener familias
empresarias perdurables. México: Cengage learning.
Betancourt, et al.
Vol. 12 No. 1, Enero - Junio de 2015 27
23. Gómez-Betancourt, G. (2004). Typologies of family business: A conceptual framework based on
trust and strategic management. Family Business Casebook Annual 2004, (1), 27-52.
24. Gómez-Betancourt, G. (2005). ¿Son iguales todas las empresas familiares?: caminos por recorrer.
Madrid: Granica.
25. Gómez-Betancourt, G., Betancourt, J. y Zapata, N. (2012) Empresas familiares multigeneracionales.
Entramado 8(2), 38-49.
26. Grant, R. M. (1996) Dirección estratégica: conceptos, técnicas y aplicaciones. Madrid: Civitas.
27. Greenwald, M. y Associates (1995). MassMutual 1995 family business survey. Springfield, MA:
MassMutual.
28. Handler, W. C. (1992). The succession experience of the next generation. Family Business Review,
5, (3), 283-307.
29. Hoekman, D. (1999). Succession planning is must for continued success. Grand Rapids Business
Journal, 17 (43), B3-4.
30. Hoffman, J., Hoelsches, M. y Sorenson, R (2006) Achieving sustained competitive advantage: A
family capital theory. Family Business Review, 19(2), 135-145.
31. Hoy, F., & Verser, T. G. (1994). Emerging business, emerging field: Entrepreneurship and the family
firm. Entrepreneurship Theory and Practice. 19(1), 9-23.
32. Keough, J. y Forbes, C. (1991). Family business: Enduring generations of change. Industrial
Distribution, 80 (13), 27-36.
33. Klein, S. (2003). Strategic renewal during succession in family firms: How to benefit from the
succession process. En P. Poutziouris y L. P. Steier (Eds.), New frontiers in family business research
the leadership challenge: Research Forum Proceedings FBN 14 world Conference (pp. 24-27).
Lausanne.
34. Kuratko, D., Foss, H. y Vanalst, L. (1994). IRS estate freeze rules: implications for family business
succession planning. Family Business Review, 7 (1), 61-71.
35. Lansberg, I. (1999). Succeeding generations: Realizing the dream of families in business. Boston,
Massachusetts. Harvard Business School Press, (1), 73-123.
36. Leach, P. (1993). La empresa familiar. Barcelona: Granica.
37. Litz, R. A. (1995). The family business: Toward definitional clarity. Academy of Management
Journal, Best Papers Proceedings, 100-105.
38. Lozano Posso, Melquicedec (2008) Elementos del proceso de formación de descendientes antes
de su vinculación a la empresa familiar: un estudio de casos colombianos. Cuad. Adm. 21(37):
243-268.
39. Lussier, R. N. (1995). A non financial business success versus failure prediction model for young
firms. Journal of Small Business Management, 33, 8-21.
40. Malhotra, N. K. (1997). Investigación de mercados: un enfoque práctico (2a ed.). México: PrenticeHall.
41. Murray, B. (2003). The succession transition process: A longitudinal perspective. Family Business
Review, 16 (1), 17-33.
Betancourt, et al.
28 Universidad Libre - Cali
42. O’Bee, G. (1999). Succession planning: Take the quiz. Grand Rapids Business Journals, XVII (34),
9-10.
43. Ramírez, Ángel. y Bermúdez Cabás, Ana María. (2004). Tesis de grado no publicada. Universidad
ICESI, Cali, Colombia, Pp. 85 - 89
44. Revista acción. (2009). Las Pymes también tienen su propia ruta. Edición 115. Extraído el 11 de
noviembre de 2010, desde http://www.ccc.org.co/accion/115/h.html#0.
45. Reyes, F. (2009) SAS La Sociedad por Acciones Simplificada. Bogotá: Legis.
46. Saposnik, R., Tompkins, J. y Tutterow, R. (1996). Estate taxes and the investment decision in
closely held firms. Family Business Review, 9 (3), 315-320.
47. Soldano, P. (1996). Federal Estate and gift taxes: Are they worth the cost? Family Business Review,
9 (3), 295-302.
48. Tashakkori, A. and Teddlie, C. (2003). Handbook of mixed methods in social and behavioral
research. Thousand Oaks, CA: Sage.
49. Valle del Cauca. (2006). Fortalecimiento Empresarial, Recuperado el 11 de noviembre de 2010,
de http://www.valledelcauca.gov.co/desarrollo/publicaciones.php?id=95
50. Wagner, R. E. (1993). Federal transfer taxation: A study in social cost. Costa Mesa, CA: The Center
for the Study of Taxation.
51. Walker, R., Spratt, C. y Robinson, B. (2009). Comonwealth of learning. En: A. Campos, Métodos
mixtos de investigación. Bogotá: Magisterio.
52. Ward, J. (2004). Perpetuating the family business: 50 lessons learned from long lasting, successful
families in business. New York: Palgrave MacMillan.
53. Welsch, J. H. M. (1993). The impact of family ownership and involvement on the process of
management succession. Family Business Review, 6, 31-53.
54. Westhead, P. y Cowling, M. (1998). Family firm research: The need for a methodological rethink.
Entrepreneurship Theory and Practice, 23 (1), 31-56.
55. Wortman, Jr. (1994). Theoretical foundations for family-owned business: A conceptual and researchbased
paradigm. Family Business Review, 7 (1), 3-27.

Publicado

2015-01-01

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Betancourt Ramírez, J. B., Barahona Urbano, H., Parra Villanueva, L. F., & Lagos Cortés, D. (2015). Fatores que influenciam a seleção de mecanismos de planejamento de sucessão propriedade em negócios de empresas familiares em Cali. Libre Empresa, 12(1), 11-28. https://doi.org/10.18041/libemp.v23n1.23101